Projeto da obra "Órgão", de Gisela Motta e Leandro Lima

Seis artistas ocupam o Largo da Batata com instalações interativas

(São Paulo, SP)

A arte invade a rua na 7ª Mostra 3M de arte digital, convidando os passantes a ocupar o espaço público. A partir desta sexta, 03 de novembro, os trabalhos de 6 artistas, incluindo as esculturas-instalações de Guto Lacaz e Gisela Motta e Leandro Lima, ocupam o Largo da Batata, transformando a rua em espaço de arte e convivência.

A proposta de instalar as obras interativas no espaço público é uma forma de democratizar o acesso à arte e à cultura, além de ajudar a “entender a cidade como nossa” e de possibilitar o “encontro acidental”, como pontua o artista Maurício Zelada.

Num diálogo direto com a cidade, as cinco instalações propõem, cada uma a sua maneira, novas formas de ver e pensar o espaço urbano. Guto Lacaz concebeu uma escultura cinética-interativa, na qual o público pode girar uma roda metálica de seis toneladas e dez metros de diâmetro ao longo de dois trilhos paralelos. “Sem a participação do público ela não existe, quer dizer, existe, mas fica sem graça”, comenta o artista sobre o trabalho. A dupla Gisela Motta e Leandro Lima desenvolveu um dispositivo feito com kits de escapamentos de carros que produz ruídos característicos da cidade, refletindo o caos sonoro de um centro urbano.

As obras apresentadas, muitas delas complexas do ponto de vista de desenvolvimento e estruturação, propõem ainda reflexão sobre a importância da tecnologia, da ciência e do virtual em nossas vidas.

A mostra conta ainda com uma ação especial realizada pela container.art, que vai instalar um container-cinema para apresentar jovens artistas e suas produções em videoarte para os passantes.

Confira o  vídeos dos artistas falando sobre a participação na 7ª Mostra 3M de arte digital e sobre seus processos e trabalhos:

7ª Mostra 3M de arte digital, com a participação de Alexis Anastasiou, Giselle Beiguelman, Guto LacazGisela Motta e Leandro Lima e Maurício Zelada
De 03 de novembro até 03 de dezembro de 2017, no Largo da Batata



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA