Kilian Glasner, "Tormenta", 2017

Individual de Kilian Glasner apresenta desenhos hiperrealistas da Chapada Diamantina

(São Paulo, SP)

“Chega uma hora em que é preciso encarar a natureza de frente”, declara Kilian Glasner. De frente e a fundo: o pernambucano passou quatro meses no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, a fim de pesquisar intimamente a relação entre homem e natureza. O resultado é “Natureza Incontornável”, individual que ele inaugura na próxima terça, 24 de outubro, na Galeria Lume.

Nela, o artista apresenta 15 desenhos evocando os contornos e cores da paisagem da Chapada. Realistas a ponto de serem confundidas com fotografias, as obras foram baseadas, de fato, em retratos fotográficos. Glasner, que foi indicado ao PIPA ainda na primeira edição do Prêmio, em 2010, conta que esse registro inicial faz parte de uma técnica desenvolvida e aprimorada ao longos dos últimos anos:

– As novas obras surgem a partir do deslocamento do ateliê para espaços abertos. A imersão na natureza, em sua interminável vastidão, provoca a expansão das sensações que traduzo nas obras e exposições que crio. Em meu processo criativo, o  sentir os espaços nos quais estou imerso é também método – descreve.

Ele esclarece ainda que, embora já tivesse abordado o tema em obras anteriores, trata-se de óticas e experiências plásticas diferentes.

– Cada trabalho e exposição se conectam a partir dessa experiência de deslocamento e, no entanto, representam elementos disjuntivos em minha obra mais ampla.

Além dos desenhos, a exposição curada por Paulo Kassab Jr. traz ainda um vídeo com fragmentos da viagem. Prova de que, apesar da necessidade de retomar o “elo com o natural rompido”, o artista não ignora o poder da tecnologia. O plano é disponibilizar o filme online, tornando o trabalho mais acessível:

– Não dá para fugir completamente da tecnologia, mas quem sabe não consigo levar um pouco de natureza a São Paulo?

Confira alguns dos desenhos de “Natureza Incontornável”:

“Natureza Incontornável”, individual de Kilian Glasner
Curadoria de Paulo Kassab Jr.
Em cartaz de 25 de outubro a 25 de novembro de 2017
Abertura: Terça-feira, 24 de outubro, às 19h

Galeria Lume
Rua Gumercindo Saraiva, 54 – Jardim Europa
Funcionamento: seg – sex, 10h às 19h; sáb, 11h às 15h
T: (11) 4883-0351
contato@galerialume.com



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA