Obra de Arjan Martins

“Ex África” traz ao Brasil uma das maiores exposições de arte africana contemporânea

(Belo Horizonte, MG)

Os artistas Arjan Martins, indicado pela quinta vez este ano ao Prêmio PIPA, e Dalton Paula, indicado em 2017, são os dois brasileiros que participam da exposição “Ex África”, que começa amanhã, 11 de outubro, no CCBB Belo Horizonte.  A coletiva reúne 18 artistas vindos de oito países africanos diferentes – juntos dos dois brasileiros afro-descendentes -, numa das maiores exposições de arte africana contemporânea realizadas no Brasil.

Num momento em que a herança africana e a identidade negra estão sendo intensamente discutidas no Brasil, “Ex África” traz uma visão da África pelos próprios africanos, saindo do lugar comum e dos estereótipos. “Assim como em toda parte, o continente africano encontra-se em permanente processo de renovação criativa e intenso intercâmbio artístico. Em Ex Africa isso fica muito claro. Portanto, quem for conferir a exposição esperando ver trabalhos cheios de referências étnicas, com o estigma do artesanato de aeroporto, com certeza, vai se surpreender”, afirma Alfons Hug, curador da mostra.

A exposição apresenta a riqueza e diversidade da arte e cultura africana por meio de diversos recortes, incluindo pinturas, fotografias instalações, música, videoarte e performances. Alguns dos trabalhos são inéditos e alguns foram, inclusive, produzidos para a exposição.

A abertura de “Ex África” conta ainda com duas performances. O nigeriano Jelili Atiku montará sua instalação diante do público, depois de convidar os espectadores a acompanhá-lo numa caminhada em torno do CCBB. A segunda performance é do artista Nástio Mosquito e será seguida de uma palestra com o músico, ativista e curador Adé Bantu, mediada pelo curador da mostra Alfons Hug.

“Ex África”, exposição coletiva
Curadoria de Alfons Hug
Em cartaz de 11 de outubro até 30 de dezembro

CCBB Belo Horizonte 
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
Funcionamento: qua – seg, 9h às 21h
T: (31) 3431-9400
ccbbbh@bb.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA