Laura Vinci, "Morro Mundo", 2017

“Morro Mundo”, individual de Laura Vinci, propõe novas formas de perceber o espaço

(Rio de Janeiro, RJ)

Em “Morro Mundo”, individual de Laura Vinci, indicada ao Prêmio PIPA 2014, que começa hoje, 11 de setembro, na Galeria Nara Roesler, o visitante é envolvido por uma massa de fumaça branca, como uma neblina que o convida à experiência de desorientar-se no espaço e reorientar-se no próprio corpo.

Na instalação, a artista cria no espaço uma espécie de tubulação de vidro que solta fumaça à medida que seus sensores de presença são ativados. Os tubos de vidro, que possibilitam que o visitante acompanhe o percurso do vapor, anunciam a experiência antes que a fumaça se disperse no ar. Depois de expelida, a fumaça domina o espaço gradualmente, tornando a tubulação quase invisível e fazendo o visitante se perder no espaço.

A exposição é composta, ainda, por pequenos objetos dourados que fazem referência às noções de (des)orientação e rumo. “Esses pequenos objetos configuram-se como ampulhetas, bússolas, mapas e outras ferramentas de medição que podem nos ajudar a seguir viagem”, sugere a artista. As peças carregam pequenas amostras de granada, pedra que simboliza impulso e determinação, evocando um desejo de transformação.  

Uma programação especial acompanha a exposição: no dia 17 de outubro, o poeta Carlito Azevedo irá propor uma interação com o espaço proposto pela artista e no dia 18 de outubro, acontece o diálogo “Máquinas do Mundo”, um projeto em andamento idealizado por Laura Vinci e desenvolvido pelo núcleo de arte da Mundana Companhia de Teatro.

“Morro Mundo”, individual de Laura Vinci 
Em cartaz de 11 de setembro até 18 de outubro, 2017

Galeria Nara Roesler
Rua Redentor, 241 – Ipanema
Funcionamento: seg – sex, 10h às 19h; sáb, 11h às 15h
T: (21) 3591 0052
info@nararoesler.com.br

 



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA