Matheus Rocha Pitta, recorte de jornal da exposição "O reino do céu"

Matheus Rocha Pitta em duas exposições no Rio

(Rio de Janeiro, RJ)

O finalista do Prêmio PIPA 2012 Matheus Rocha Pitta coleciona recortes de jornal desde a adolescência, formando hoje um arquivo que tem cerca de 10 mil imagens. Uma seleção desse arquivo com fotos sobre manifestações diversas que ocorreram em várias cidades do Brasil foi o ponto de partida para as exposições “The Fool’s Year”, que abre amanhã, 05 de setembro, na Galeria Athena Contemporânea, e “O reino do céu”, que começa este sábado, 09 de setembro, também realizada pela Athena Contemporânea, em um galpão no bairro da Glória.  

“The Fool’s Year” apresenta uma única instalação, um grande calendário com 365 dias, onde, no lugar de cada dia, há uma dessas fotos de jornal de manifestantes com cartazes ou bandeiras. As palavras de ordem, exclamações e dizeres dos cartazes e bandeiras foram substituídas por recortes com a data 1 de abril. O dia da mentira em inglês se chama “Fool’s day”, título que Rocha Pitta adaptou para “fool’s year”. “Se vivemos no tempo da pós-verdade então habitamos um eterno primeiro de abril”, afirma o artista, que comenta ainda que o primeiro de abril não é só o dia da mentira, mas o dia em que mentira e verdade se confundem.

Em O reino do céu”, o artista propõe uma comparação entre as nuvens da iconografia cristã e as nuvens com as nuvens de gás da polícia. O galpão na Glória é ocupado por fotografias e elementos característicos da igreja, como uma cruz e uma pia batismal. ““O público é convidado a percorrer a instalação, que tem um caráter imersivo, semelhante a um caminhar nas nuvens”, diz o artista, e completa: “descontextualizadas, a articulação das imagens no ambiente da igreja apontam para uma leitura perturbadora do nosso cenário político”.

“The Fool’s Year”, individual de Matheus Rocha Pitta
Em cartaz de 05 de setembro até 07 de outubro

Galeria Athena Contemporânea
Avenida Atlântica, 4240 – Copacabana
Funcionamento: seg – sex, 11h às 19h; sáb, 12h às 18h
T: (21) 2513 0703
contato@athenacontemporanea.com 

“O reino do céu”, individual de Matheus Rocha Pitta
Em cartaz de 09 de setembro até 07 de outubro

Galeria Athena Contemporânea | Glória
Rua Barão de Guaratiba, 28 – Glória  

 



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA