Rommulo Conceição, da série "Tudo que é sólido desmancha no ar"

Individual de Rommulo Conceição reflete sobre as instabilidades do mundo contemporâneo

(Porto Alegre, RS)

Num cenário marcado pela instabilidades e por tensões econômicas, democráticas e humanitárias, observamos o desmanche gradual de conquistas e direitos que imaginávamos garantidos há décadas. “Tudo que é sólido se desmancha no ar”, individual de Rommulo Conceição, indicado ao Prêmio PIPA 2010 e 2011, reflete sobre as diversas crises e fragilidades do mundo contemporâneo. Numa referência à frase de Karl Marx “Tudo o que era sólido se desmancha no ar, tudo o que é sagrado é profanado […]”, a exposição, que começa este sábado, 02 de setembro, na Galeria Gestual, apresenta as ruínas da contemporaneidade para questionar ciclos históricos.

A série de trabalhos inéditos que dá título à mostra é composta por desenhos sobre fotografias impressas em inox. Sobre a imagem de céus, desenhos de objetos como pias, cadeiras, canos, etc, vagam livres num ambiente sem gravidade. Nas palavras da curadora Bruna Fetter, “despedaçando sólidas estruturas sobre diferentes imagens de céus, Rommulo potencializa a fragmentação de espaços […], expondo a fragilidade de estruturas que supostamente deveriam sustentar as crenças a respeito do mundo que nos rodeia. Ao refletir sobre um universo no qual a informação se concentra em algo tão etéreo quanto nuvens, o artista atrita as crenças e as certezas da atualidade retomando questões elaboradas na modernidade e suas respectivas falências.”

  Além das fotografias, Rommulo também apresenta seu primeiro trabalho em vídeo, “O espaço se torna lugar à medida que me familiarizo com ele”, que reflete sobre espaço e corpo na era digital.

“Tudo que é sólido se desmancha no ar”, individual de Rommulo Conceição
Curadoria de Bruna Fetter
Abertura: Sábado, 02 de setembro, 11h
Em cartaz de 02 de setembro até 23 de setembro de 2017

Galeria Gestual
Avenida Cel. Lucas de Oliveira, 21 – Auxiliadora
Funcionamento: seg – sex, 10h às 19h; sáb, 10h às 14h
T: (51) 3330-9673
contato@gestual.com.br

 



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA