Felipe Cohen, série "Luz Partida", 2017

Felipe Cohen apresenta trabalhos inéditos de paisagens geométricas e minimalistas inspiradas no RJ

(Rio de Janeiro, RJ)

Muito do trabalho do artista Felipe Cohen, indicado quatro vezes ao Prêmio PIPA,  se constrói a partir de relações paradoxais, como a tensão entre os temas da arte clássica e as práticas contemporâneas ou entre materiais com propriedades e qualidades diferentes, às vezes opostas. Na exposição “Luz Partida”, que começa esta quinta, 31 de agosto, na Galeria Cavalo, Cohen explora mais uma dessas contradições, apresentando trabalhos que transitam entre a abstração geométrica e a representação figurativa.

A mostra reúne 12 trabalhos inéditos que partem da sua pesquisa em geometria e desdobram o tema da paisagem em diferentes suportes. Desta vez, o artista se inspirou na geografia da cidade do Rio de Janeiro, criando paisagens minimalistas, tão precisas quanto etéreas, com triângulos de madeira coloridos que compõem a série de dez pinturas “Luz Partida”, que dá título à exposição. Cohen conta que os primeiros trabalhos que fez tinham “alusões a paisagens de marinas e montanhas, e percebi que surgiram situações parecidas com os cenários do Rio. Então comecei a criar essas semelhanças de maneira proposital: a montanha que se encontra com o mar ou que some atrás das nuvens, por exemplo”.

Além da série de pinturas sobre madeira, o artista apresenta também uma escultura de vidro, madeira e mármore e uma uma peça de quase três metros de comprimento que explora a relação antagônica entre dois materiais, o feltro e o vidro, e cuja inspiração foi o desenho de um gráfico de jornal. O artista transformou as linhas de um gráfico em topografia usando as propriedades do vidro em contraste com as do feltro, nessa disputa de montanhas e mares e, sobretudo, altos e baixos.

“Luz Partida”, individual de Felipe Cohen
Abertura: Quinta-feira, 31 de agosto, às 18h
Em cartaz de 31 de agosto até 28 de outubro de 2017

Galeria Cavalo
Rua Sorocaba, 51–  Botafogo
Funcionamento: ter – sex, 12h às 20h; sáb, 13h às 17h
T: (21) 2267-7654
info@galeriacavalo.com

 



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA