Antonio Manuel, "Retas e Brilho", 2017

Antonio Manuel em exposição individual depois de 13 anos longe das galerias

(Rio de Janeiro, RJ)

Depois de 13 anos sem expor numa galeria de arte, Antonio Manuel, membro do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA 2014, inaugurou na última terça-feira, 29 de agosto, uma exposição individual na Cassia Bomeny Galeria. Sob a curadoria de Franz Manata, indicado ao Prêmio PIPA 2013, a mostra apresenta cerca de 15 pinturas inéditas que dão continuidade à pesquisa do traço geométrico na produção do artista.

Antonio Manuel, que completa este ano 50 anos de trajetória e 70 de idade, diz sempre ter tido a pintura como parte de sua produção, apesar de ter sido só nos anos 80 que começou a pintar em tela de fato. O artista conta que a pintura, na sua prática, precede a ideia: “pinto diretamente na tela, sem uma ideia anterior, pois gosto e acho importante o desafio do dia-a- dia. Se eu fizesse um projeto, a pintura viraria uma mera execução do projeto”. As pinturas apresentadas em sua individual introduzem texturas, como papel corrugado e tecido, além de furos em algumas telas, transformando a parede em mais um elemento da pintura. Em algumas obras, ele utiliza também, pela primeira vez, tinta esmalte junto com a tinta acrílica, mesclando o brilho e o fosco.

Individual de Antonio Manuel
Curadoria de Franz Manata
Abertura: Terça-feira, 29 de agosto, às 18h
Em cartaz de 29 de agosto até 24 de outubro

Cassia Bomeny Galeria
Rua Garcia D’Avila, 196 – Ipanema
Funcionamento: seg – sex, 10 às 19h; sáb, 11h às 15h
T: (21) 3085-3000



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA