Últimos dias de “A vastidão dos mapas”

(Curitiba, PR)

“A vastidão dos mapas – Arte contemporânea em diálogo com mapas da Coleção Santander Brasil”, exposição no Museu Oscar Niemeyer (MON), se encerra neste domingo, 06 de agosto. Sob a curadoria de Agnaldo Farias, a mostra reúne um conjunto de mapas originais dos séculos XVI ao XVIII do núcleo de cartografia da Coleção Santander Brasil em diálogo com obras de artistas contemporâneos.

Ao todo, são mais de 15 mapas de artistas dos séculos XVI ao XVIII – o mais antigo data de 1556, de Giacomo Gastaldi – que dividem o espaço expositivo com obras contemporâneas que se relacionam com questões como o mapeamento do espaço, das fronteiras, dos deslocamentos e fluxos territoriais, econômicos, culturais e subjetivos. São trabalhos de 33 artistas como Anna Bella Geiger, Angelo Venosa, Vik Muniz, Marcius Galan, vencedor do Prêmio PIPA 2012, Rodrigo Torres, indicado ao Prêmio em 2011 e 2012, entre outros.

A mescla das cartografias passadas e contemporâneas confere à exposição um aspecto histórico, de resgate, ao mesmo tempo que investiga como a arte pode interpretar nosso tempo e as relações que se estabelecem no mundo, sempre aludindo à fronteiras, sejam elas econômicas, físicas, raciais, etc. O desejo de produzir mapas e modelos de toda ordem – que perdura ao longo dos anos – justifica-se, como coloca o curador Agnaldo Farias, pelos “limites da nossa percepção, condenada ao que se alcança com os olhos e ouvidos.”

“A vastidão dos mapas – Arte contemporânea em diálogo com mapas da Coleção Santander Brasil”, coletiva com Adolfo Montejo Navas, Alex Flemming, Angelo Venosa, Anna Bella Geiger, Bartolomeo Gelpi, Carla Vendrami, Carmela Gross, Chang Chi Chai, Cristina Barroso, Feco Hamburger, Fernando Augusto, Fernando Zarif, Gal Oppido, Guga Szabzon, Humberto Guimarães, Júlio Villani, Lina Kim, Luiz Sôlha, Manoel Veiga, Marcelo Brodsky, Marcius Galan, Maya Weishof, Nelson Leiner, Pedro David, Penna Prearo, Rafael Assef, Rodrigo Torres, Rogério Barbosa, Sylvia Amelia, Tuca Reinés, Tuca Vieira e Vik Muniz.
Em cartaz de 31 de maio a 06 de agosto

Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Marechal Hermes, 999
Funcionamento: ter–dom, 10h às 18h
T: (41) 3350-4400
museuoscarniemeyer.org.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA