Milton Machado, "1984 (+=-) 1985", colagem com fragmentos de trabalhos de 1984

A prática do desenho pelo olhar de 21 artistas de diferentes gerações em “In Memorian”

(Rio de Janeiro, RJ)

A exposição que abre amanhã, 08 de agosto, na Caixa Cultural RJ trata das possibilidades de se pensar a prática do desenho em suportes diversos a partir do trabalho de 21 artistas de diferentes gerações. “In Memorian” apresenta um panorama da arte brasileira reunindo nomes desde os anos 1960 até hoje. Entre os contemporâneos estão quatro indicados ao Prêmio PIPA: Cinthia Marcelle (finalista em 2010), Ricardo Basbaume os vencedores do Prêmio em 2012 e 2013, Marcius GalanCadu, respectivamente.

A proposta é instigar uma reflexão sobre como uma categoria artística como o desenho é apropriada, redefinida e ressignificada pela produção contemporânea. Sob a curadoria de Fernanda Lopes, a exposição apresenta reflexões sobre o ato de desenhar e os elementos que compõem um desenho. Alguns trabalhos têm a linha como elemento central, em sua forma mais simples. Outros lidam diretamente com a prática do desenho de observação. Há ainda obras que se interessam no desenho como projeto e também como processo, rastro ou sobra. Além de trabalhos que se interessam pelo suporte clássico do desenho: a folha de papel.

A programação inclui, ainda, o lançamento de um catálogo no dia 29 de agosto, terça-feira, seguido de uma conversa aberta ao público com a curadora Fernanda Lopes e artistas participantes da exposição.

“In Memorian”, coletiva com Adrianna Eu, Alexandre Brandão, Ana Luiza Dias Batista, André Terayama, Cadu, Carlos Fajardo, Cinthia Marcelle e Marilia Rubio, Daniel de Paula, Daniela Seixas, Frederico Filippi, Ivens Machado, Jorge Soledar, Marcio Diegues, Marcius Galan, Marina Weffort, Mayana Redin, Milton Machado, Paulo Bruscky, Ricardo Basbaum e Wagner Malta Tavares
Em cartaz de 08 de agosto até 01 de outubro

Caixa Cultural RJ
Av. Almirante Barroso, 25 – Centro
Funcionamento: ter – dom, 10h às 19h
T: (21) 3980-3815
caixaculturalriodejaneiro@caixa.gov.br

 



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA