Antonio Bokel, exposição "Tudo que está coberto", 2017

O gesto como método, rastro e processo nos trabalhos expostos em “Tudo que está coberto”

(São Paulo, SP)

O gesto antecede a imagem nas pinturas da série RIR de Antonio Bokel, indicado ao Prêmio PIPA 2015. Esse conjunto de pinturas, e ainda algumas esculturas, fazem parte da exposição “Tudo que está coberto”, individual do artista que começa este sábado, 26 de agosto, na Galeria Aura.

As pinturas expostas aproximam-se, sem pretensão – e precisão – matemática, de formas geométricas e revelam um interesse pelo gestual, onde “a imagem é o registro e não a desculpa para o gesto acontecer”, como escreve Paulo Gallina, curador da mostra. Mais importante que distinguir uma imagem nas pinturas é perceber a matéria, as pinceladas, as camadas de tinta, a própria tela. Essa aproximação com o trabalho é uma valorização do processo, mais do que simplesmente a peça finalizada ou a imagem nela contida.

Nas esculturas, Bokel também se interessa pelo gesto, um gesto espontâneo e impensado, “como uma camisa deixada em qualquer apoio em um dia de calor”. Embora a figura humana não esteja diretamente representada nas esculturas, as peças estimulam o observador a refletir sobre a matéria do mundo e a matéria dos corpos, que se fazem presentes, por exemplo, nos lençóis, lenços e outros panos de uso cotidiano remexidos, como se alguém tivesse acabados de usá-los. Inspirada nos tecidos que cobriam os corpos nas estatuárias renascentistas, os panos-esculturas de Bokel estão entre o desvelar e ocultar, entre o peso e a leveza.  

“Tudo que está coberto”, individual de Antonio Bokel
Curadoria de Paulo Gallina

Em cartaz de 29 de agosto até 30 de setembro de 2017
Abertura: Sábado, 26 de agosto, às 11h

Galeria Aura 
Rua Wisard, 397 – São Paulo
Funcionamento: ter – sex, 14h às 19h; sáb, 11h às 15h
T: (11) 3034-3825
info@aura.art.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA