Lais Myrrha, "Delírio", 2017

Múltiplos relatos de um mesmo espaço em “Quando as formas se tornam relatos”

(Brasília, DF)

Há muitas formas de se contar uma história. Um mesmo acontecimento pode ser narrado de infinitas maneiras, só depende de quem vê. Na exposição “Quando as formas se tornam relatos”, que começa na próxima quarta, 23 de agosto, na Casa da Cultura da América Latina (CAL), os 12 artistas participantes, entre eles sete artistas já indicados ao Prêmio PIPA (Fernando Piola, Gustavo Von Ha, Jaime Lauriano, João Castilho, Lais Myrrha, Paul Setúbal e Renato Pera), exploram o relato como forma de narrar.

Nos trabalhos apresentados, o viés narrativo se sobressai. São instalações, intervenções, performances, projeções e vídeos que se apropriam da história e do acervo da CAL, incorporando a precariedade do espaço, mas também reforçando o sentido de sua resistência. Cada artista conta essa história à própria maneira, todas reunidas pela curadoria de Ana Cândida de Avelar, membro do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA 2017.Com frequência assumindo nos trabalhos um caráter testemunhal, os artistas-testemunhas produzem um relato que, por sua vez, não é uma verdade, mas uma interpretação de alguma coisa. A mostra vai contar com um mapa para que os visitantes “descubram” os trabalhos e, desse modo, também conheçam a CAL UnB, um lugar de trocas e experiências voltado à arte contemporânea e à cultura.

“Quando as formas se tornam relatos”, coletiva com Clarisse Tarran, Dora Smék, Fábio Tremonte, Fernando Piola, Gustavo Von Ha, Jaime Lauriano, João Castilho, Lais Myrrha, Laura Andreato, Paul Setúbal, Raquel Nava e Renato Pera.
Curadoria de Ana Cândida de Avelar
Em cartaz de 23 de agosto até 10 de outubro de 2017

Casa da Cultura da América Latina (CALUnB)
Setor Comercial Sul Q. 4 Sala 103 – Asa Sul
Funcionamento: seg –sex, 09 às 20h
T: (61) 3321-5811
cal@unb.br

 



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA