Os fluxos migratórios representados nos desenhos e pinturas de Mariannita Luzzati

(Rio de Janeiro, RJ)

Os fluxos migratórios são a questão central dos trabalhos inéditos que Mariannita Luzzati, indicada ao Prêmio PIPA 2016, apresenta na exposição “Migrantes”, que começa na próxima quinta-feira, 3 de agosto, na Galeria Marcelo Guarnieri. A exposição reúne sete obras da artista – filmes, pinturas e desenhos – que refletem sobre a paisagem e o fluxo migratório –voluntário ou não – de pessoas e elementos da natureza, como plantas.

O ponto de partida da exposição é o filme “Migrantes”, da própria artista, que dá nome à exposição. O filme revela através da paisagem o processo de colonização do Brasil por Portugal durante a expansão marítima. Mariannita mistura paisagens reais e imaginarias construídas a partir dos seus desenhos e pinturas. Juntas, essas imagens refletem sobre o processo de mudanças e interferências que este fluxo gerou. Ao lado de “Migrantes”, estará um outro filme, que discute o tema da migração e deslocamento da paisagem.

Na exposição, os filmes dialogam ainda com duas pinturas em grande dimensão e cinco desenhos. Todos esses trabalhos se relacionam com a pesquisa anterior da artista, focada numa “restauração” da paisagem que vislumbra um mundo sem excessos, sejam eles de informação, de imagens ou de cores. A ação de esvaziar pode ser observada não só nas paisagens silenciosas que nos apresenta, mas também na paleta de cores rebaixadas que utiliza e até mesmo no aspecto difuso da pintura que dá conta de “nublar” os elementos da cena. Por meio da tinta diluída, sobrepõem-se centenas de camadas muito leves que dão corpo a rochedos muito pesados. Há uma troca entre cor e forma, onde uma se constrói enquanto a outra se desmancha.

“Migrantes”, individual de Mariannita Luzzati
Em cartaz de 03 de agosto até 06 de setembro de 2017
Abertura: Quinta-feira, 03 de agosto, as 18h  

Galeria Marcelo Guarnieri
Rua Teixeira de Melo, 31 – Ipanema
Funcionamento: seg – sex, 11h às 18h; sáb, 11h às 15h
T: (21) 2523 6157
rj@galeriamarceloguarnieri.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA