Faça parte de “Liberation 4.0”, o novo projeto de Daniel Beerstecher, no Kickstarter

Liberation 4.0” é o novo projeto desenvolvido pelo artista Daniel Beerstecherindicado ao Prêmio PIPA 2016com apoio financeiro inicial do Instituto PIPA e buscando outros apoios através do Kickstarter. Clique aqui para acessar o projeto no Kickstarter. 

Nos próximos anos, a política abrirá o caminho para um futuro digital, o que irá influenciar o rumo de importantes questões: se a liberdade pessoal é ou não preservada, tal como a entendemos hoje, se e como podemos controlar nossas próprias vidas ou se isso é para outros – grandes corporações, serviços secretos ou mesmo sistemas de comunicação autônomos.

Na instalação de vídeo de Beerstecher, dois drones dançam sobre a cidade do Rio de Janeiro. “Cada um carrega uma gaiola de pássaros. Eles rodopiam, entrelaçam-se, perdem-se e se encontram novamente em um pas-de-deux inesperado. Mas não seja enganado se o balé dos drones parece propor um cenário idílico.” O projeto trata do problema da evolução técnica na era da interconexão digital avançada (também conhecida como Indústria 4.0), e as questões da liberdade individual e da autodeterminação encontram-se no centro do trabalho. “As gaiolas lembram que, para os pássaros forçados a seguir o bailar, a liberdade real é inalcançável.

Sendo o projeto complexo na sua produção e custoso em sua execução, além da parceria estabelecida com o Instituto PIPA, Beerstecher conta agora com a ajuda do público para angariar o restante do orçamento do projeto e dar continuidade ao trabalho. Qualquer um pode ajudar através de um investimento no Kickstarter (ver o projeto inteiro) e, dependendo no valor com qual você escolha apoiar o projeto, as recompensas incluem cartões postais com fotogramas do vídeo, colagens feito pelo próprio artista e até mesmo os drones usados na produção.    

Faltam 14 dias até o encerramento do crowdfunding no Kickstarter e, graças à ajuda da audiência, Beerstecher já conseguiu reunir mais da metade do valor desejado. Além de impulsionar a realização de um trabalho desafiador cujo tema é de extrema importância nos dias de hoje, aqueles que apoiam a produção do vídeo também estarão estimulando um debate urgente: “onde fica livre-arbítrio num contexto em que máquinas possam comunicar diretamente com um ao outro? Onde nesse mundo da automação e algoritmos fica finalmente o ser humano?”, pergunta o artista.

Vale acrescentar que este comissionamento do Instituto PIPA é o começo de sua parceria com artistas indicados ao Prêmio para ajudar a viabilização de projetos artísticos originais.

Clique aqui para acessar a página do Kickstarter para ver o projeto Liberation 4.0, do indicado ao Prêmio PIPA 2016 Daniel Beerstecher.    



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA