Berna Reale discute gênero, poder e violência em “Vão”

(São Paulo, SP)

A artista e perita da polícia de Belém Berna Reale, finalista do Prêmio PIPA 2014 e vencedora do PIPA Online 2012, participa da programação especial do CCBB Música.Performance de São Paulo com a exposição “Vão”. Com curadoria de Agnaldo Faria, “Vão” reúne trabalhos inéditos da artista, produzidos exclusivamente para a ocasião, evocando questões sobre vulnerabilidade, violência, gênero e abuso de poder.

Berna apresenta três trabalhos, dois em vídeo e o outro em uma série de sete fotografias impressas em grande formato. “Frio” e “Em pêlo” são vídeos que mostram homens absortos realizando trabalhos trágicos e insensatos. Na série de fotos “Vã”, a artista aparece como um ser enlouquecido sobre o estrado metálico de uma cama, vestida com um calção metálico e usando luvas de boxe de pelúcia rosa. Esses elementos fazem um cruzamento entre o imaginário do universo feminino e o universo semântico da luta, remetendo ao mesmo tempo à delicadeza, tortura e repressão.

No dia da abertura da exposição, 15 de julho, Berna e Farias conversam com o público sobre o processo de realização do trabalho, que envolveu performances da artista em sua cidade natal.

“Vão”, individual de Berna Reale
Curadoria de Agnaldo Farias
Em cartaz de 15 de julho até 28 de agosto de 2017

CCBB São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Funcionamento: qua – seg, 9h às 21h
T: (11) 3113-3651

 



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA