Outras possibilidades de olhar o mundo em “Sem título (Do impossível ao porvir)”

(Belo Horizonte, MG)

A Galeria Periscópio apresenta neste sábado, 1º de julho, coletiva “Sem título (Do impossível ao porvir)”, com curadoria de Marina Câmara, membro do Comitê de Indicação desta edição do Prêmio PIPA. A mostra divide os artistas representados pela galeria em dois grupos: “O Impossível” e “O Porvir”.

O primeiro grupo, “O Impossível”, reúne obras nas quais o impossível se manifesta de diversas maneiras, seja na figura do absurdo, do insólito, do não usual ou do improvável, como um rampa de skate construída para o infinito ou um toboágua que deságua em uma beira de estrada. Aqui, as obras emperram a engrenagem das significações, uma vez que ações que esperaríamos que tivessem desdobramentos são interrompidas e deixadas em suspensão.

“O Porvir” surge dessa fenda criada na interrupção de um arranjo. São obras cujas formas tendem ao irreconhecível – ainda que alguns direcionamentos nos sejam propostos pelos seus títulos – e que, ao mesmo tempo, não se reduzem à abstração. O porvir está justamente na potencialidade que essas imagens carregam para virem a ser qualquer coisa, graças à sua tendência à indeterminação figurativa.

O resultado desse conjunto são obras que instauram a possibilidade de serem aquilo que quisermos, se quisermos. Confirmam a ideia de que o espectador completa a obra ao acionar sua própria subjetividade para significá-la. Esse gesto implica num confronto com visualidades e formas de entender o mundo dominantes que coloca o sujeito/espectador diante de imagens abertas, dando espaço para que outras compreensões possam advir.

“Sem título (Do impossível ao porvir)”, coletiva com Fábio Tremonte, Henrique Detomi, José Lara, Marc Davi, Marcelo Drummond, Marcio Diegues, Letícia Grandinetti e Lucas Dupin
Curadoria de Marina Câmara
Em cartaz de 01 de julho à 05 de agosto de 2017
Abertura: Sábado, 1º de julho, de 11h às 17h

Galeria Periscópio
Av. Álvares Cabral, 534 – Lourdes
Funcionamento: seg – sex, 10h às 18h30; sáb, 10h às 14h
T: (31) 3567-0881
contato@periscopio.art.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA