Paulo Nazareth fala sobre sua experiência em Nova York em conversa da Residency Unlimited

(Nova York, Estados Unidos)

Há cerca de um mês, Paulo Nazareth cruzava literalmente a fronteira entre Estados Unidos e México para iniciar sua residência na Residency Unlimited, em Nova York, parte de seu prêmio como grande vencedor do PIPA 2016. Agora, o artista discute sua (breve) experiência nova-iorquina em “On the Possibility of Dwelling in New York” (“Sobre a possibilidade de viver em Nova York”), conversa entre o artista e a professora adjunta de História da Arte do John Jay College of Criminal Justice Claudia Calirman que acontece nesta sexta-feira, 23 de junho, na Mendes Wood DM Nova York.

Famoso por suas andanças performáticas desde “Notícias de América” – em que foi, à pé, de Palmital, em Belo Horizonte, até Nova York – Nazareth desenvolve na R.U. um projeto com uma metodologia similar, “Cadernos de África”. Desta vez, ele tenta mapear a vasta herança da diáspora africana através dos continentes que de alguma forma participaram do tráfico negreiro.

Caminhando, o mineiro torna mais simples a complexidade do mundo. Jamais generaliza os fatos – ao invés disso, leva o tempo que for para mostrar as coisas como elas são, matizadas, mas não necessariamente cacófatas. Suas andanças funcionam como um lento questionamento de sua própria experiência e daqueles que encontra pelo caminho, mapeando as sutis conexões entre pessoas, comunidades e narrativas compartilhadas.

Em termos de assunto, seus objetos são geralmente relacionados à raça, ideologia e distribuição desigual de desenvolvimento. Sua prática é contaminada pela proposta radical de uma vida ética – uma capaz de aliviar laços afetivos entre vida individual e coletiva, este momento e o próximo, particular e universal. Assim, Nazareth se apresenta não só como um artista, mas também agregador, decodificador e filósofo.

Continue ligado para as próximas “Notícias de América” de Paulo Nazareth: em um vídeo exclusivo para o Prêmio PIPA, ele vai contar sua experiência nos Estados Unidos e, especificamente, no programa da Residency Unlimited do qual participa.

Um dos trabalhos “Cadernos de África”, que começou a ser desenvolvido em 2014 pelo vencedor da última edição do Prêmio PIPA Paulo Nazareth

R.U. Talk: “On the Possibility of Dwelling in New York”, com Paulo Nazareth and Claudia Calirman
Sexta-feira, 23 de junho, das 18h às 20h

Hic Svnt Dracones
60 East 66th Street, 2nd Floor
Funcionamento: ter – sáb, 10h às 18h
T: +1 212 220 9943
newyork@mendeswooddm.com



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA