Dezenove artistas abordam o universo LGBT em “É tudo nosso”

(Brasília, DF)

O 14º Seminário LGBT do Congresso Nacional apresenta, como parte de sua programação, a exposição “É Tudo Nosso”, sobre o universo gay, lésbico e transexual. Reunindo 19 artistas de diversas partes do Brasil, incluindo os indicados ao Prêmio PIPA Antonio Obá, Camila Soato, Christus Nóbrega e Fábio Baroli, a coletiva abre na próxima terça-feira, 13 de junho, na Casa da Cultura da América Latina.

Um dos destaques da mostra é a série “Sudário”, do concorrente ao Prêmio PIPA 2017 Christus Nóbrega. O trabalho surgiu depois que o sangue do artista foi considerado inválido para doação para o pai. O Brasil está entre os 47 países do mundo que recusam sangue de homossexuais alegando que são grupo de risco. Já “Nascida e nascida – reflexão sobre caber no que se nasce”, do também indicado ao Prêmio pela primeira vez este ano Antonio Obá, traz questões da iconografia religiosa dominada por uma cultura branca e heteronormativa, representando os símbolos cristãos com elementos da cultura negra e, às vezes, com o sexo indefinido, com as duas genitálias.

A seleção dos artistas ficou a cargo de Clauder Diniz, que cura a exposição pelo segundo ano. Sua busca, além da sintonia com a produção jovem contemporânea, era escolher trabalhos que tratassem o assunto árido com sutileza e poesia. Transitando, assim, por vários suportes, como vídeo, fotografia, desenho e pintura, os trabalhos são marcados pelo ativismo, erotismo, poesia, crítica social, e afeto, em um recorte afirmativo de identidade. Conheça algumas das obras exibidas em “É Tudo Nosso”:

“É Tudo Nosso”, coletiva com Alair Gomes, Antonio Obá, Bia Leite, Camila Soato, Christus Nóbrega, Fábio Baroli, Felipe Olalquiaga, Isadora Valença, João Henrique, Léo Tavares, Lukas Delfino, Matheus Opa, Odinaldo Costa, Paula Petit, Pedro Lacerda, Rodrigo D’Alcântara, Rodrigo de Oliveira, Rosa Luz e Victor Arruda
Curadoria de Clauder Diniz
Em cartaz de 13 a 28 de junho
Abertura: Terça-feira, 13 de junho, às 20h

Casa da Cultura da América Latina
Setor comercial sul, quadra 4, Ed. Anápolis
Funcionamento: seg – sex, 9h às 19h; sáb, 12h às 19h
T: (61) 3321-5811/3224-0774
cal@unb.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA