Carla Zaccagnini exibe suas garrafas impossíveis em “Posta em abismo”

(São Paulo, SP)

Uma coleção de garrafas vazias iniciada em 1998 foi o pontapé inicial de “Posta em abismo”, individual que Carla Zaccagnini, indicada ao Prêmio PIPA em 2012, inaugura hoje na Galeria Vermelho. Partindo da tradição das “garrafas impossíveis” ou “garrafas de paciência”, passatempo dos marinheiros durante as grandes viagens, a exposição não exibe, contudo, naus triunfais ou caravelas de exploradores. Ao contrário, Carla subverte a prática ao construir, com gravetos, embarcações humildes, jangadas análogas às dos indígenas ou náufragos.

Não há garrafas repetidas. Elas variam no tom e intensidade da cor, na espessura e transparência do vidro, na abertura do gargalo, no comprimento do pescoço, na forma do bojo. As jangadas também não: cada graveto é único, aparado, emparelhado, agrupado e amarrado manualmente. Para a artista, cada jangada dentro de cada garrafa é a notícia de um naufrágio possível ou de um possível resgate.

O título da instalação principal da mostra, “The sea you see will never be the sea I’ve seen”, faz referência a uma fala da escritora senegalesa Fatou Diome sobre as mortes no Mediterrâneo e as fronteiras seletivas da Europa, cuja conclusão é “Ou enriqueceremos juntos, ou vamos nos afogar todos juntos”. Também integra a exposição o políptico fotográfico “A insistência do infinito”, formado por uma coleção de imagens de elásticos de dinheiro que, encontrados nas ruas pela artista, reproduzem o símbolo do infinito, um oito deitado.

Além da individual de Carla, a Galeria Vermelho abre ainda outras exposições hoje: na Sala 2, entra “27 rue de Fleurs”, série de Angela Detanico e Rafael Lain que reinterpreta o livro “Tender Buttons”, de Gertrude Stein; já na Sala Antonio, dedicada à exibição de vídeos, estreia “Comunidade”, curta de Cinthia Marcelle e Tiago Mata Machado que fica em loop até o dia 01 de julho. Veja abaixo algumas das “garrafas impossíveis” de Carla Zaccagnini:

“Posta em abismo”, individual de Carla Zaccagnini
Em cartaz de 06 de junho a 01 de julho de 2017
Abertura: Terça-feira, 06 de junho, às 20h

Galeria Vermelho
Rua Minas Gerais, 350
Funcionamento: ter – sex, 10h às 19h; sáb, 11h às 17h
T: (11) 3138-1520
info@galeriavermelho.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA