Amanhã | 16 de junho | Anúncio dos finalistas Prêmio PIPA 2017

Os seguintes membros Conselho do Prêmio PIPA 2017: Fernando Cocchiarale (curador do MAM-Rio), Kiki Mazzucchelli (curadora independente), Lucrecia Vinhaes (Conselheira do Instituto PIPA), Luiz Camillo Osorio (curador do Instituto PIPA), Moacir dos Anjos coordenador de Artes Plásticas da Fundação Joaquim Nabuco e Roberto Vinhaes ( Conselheiro do Instituto PIPA)  escolheram os quatro finalistas da 8a edição do Prêmio PIPA.

Ainda participou da reunião o conselheiro Flavio Pinheiro, que se absteve de votar por ser Superintendente Executivo do Instituto Moreira Salles que promove a Bolsa de Fotografia ZUM, evitando conflito de interesses por muitos artistas indicados ao Prêmio PIPA serem também candidatos a Bolsa ZUM. Como sempre a reunião discute outros assuntos, aos quais Flavio sempre dá muita contribuição com sua experiência.

Na era da tecnologia Kiki Mazzucchelli e Roberto Vinhaes participaram via Skype, sem nenhuma perda de qualidade na discussão.

Por fim, o conselheiro Carlos Alberto Chateaubriand, presidente do MAM-Rio, teve um compromisso inadiável em São Paulo e não pode participar da reunião.

Foi uma longa reunião para escolher 4 artistas dentre os 56 artistas indicados por criteriosos especialistas em arte, entre críticos, curadores, colecionadores, artistas estabelecidos, de todas as regiões do Brasil e também do exterior.

Como sempre houve discussão do tempo de carreira do artistas; foram analisadas as páginas de todos artistas nos sites para um melhor conhecimento por todos conselheiros do trabalho de cada participante; foi observado o que os artistas tem exposto recentemente, quantas vezes foram indicados em cada ano e em cada edição. Foram muitas ponderações. Em função disso acreditamos que os nomes escolhidos apresentarão uma grande exposição no MAM e o Júri de Premiação e o público terão dificuldade para eleger o vencedor dos Prêmios PIPA e PIPA Voto Popular Exposição.

Amanhã divulgaremos um vídeo em que Luiz Camillo Osorio, curador do Instituto PIPA anunciará os finalistas. São 2 homens e 2 mulheres, que apresentarão uma exposição no MAM-Rio de 23 de setembro a 26 de novembro de 2017.

Para quem gosta de brincar de Sherlock Holmes, seguem umas pistas:

  • apenas 1 dos 4 finalistas ainda não é representado por galeria
  • nenhum deles é da região São Paulo
  • um da região Norte, outro da Região Nordeste e outro do DF
  • um vive entre Brasil e Europa

Nós da equipe PIPA estamos ansiosos para ver a exposição que eles irão apresentar no MAM-Rio de 23 de setembro de 26 de novembro!

 

Mais uma vez gostamos de lembrar o fluxograma do funcionamento do Prêmio PIPA:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA