Finalista do Prêmio PIPA 2017, Éder Oliveira exibe série de pinturas

(Belo Horizonte, BH)

Éder Oliveira, um dos quatro finalistas do Prêmio PIPA deste ano, está em exposição no Palácio das Artes, na Galeria Genesco. Contemplado pelo Edital de Ocupação de Artes Visuais, da Fundação Clóvis Salgado, o artista exibe uma série de pinturas produzidas a partir de uma pesquisa de rostos desconhecidos da vasta população paraense.

Em “Pintura – ou a Fotografia como Violência“, Oliveira ressignifica, a partir de variadas técnicas de pintura, fotografias de pessoas anunciadas como criminosos nos jornais. As pinturas evidenciam como uma grande parte da população negra e mestiça paraense é relegada às páginas policiais. Retiradas de seu contexto de crime e vulnerabilidade inicial, as pinturas-fotos permitem um outro olhar sobre aqueles rostos desconhecidos, um olhar no qual eles assumem um lugar de protagonismo artístico.

Os outros três finalistas do prêmio foram anunciados na última sexta-feira e você pode conhecê-los aqui.

 

“Pintura – ou a Fotografia como Violência”, individual de Éder Oliveira
Em cartaz de 12 de maio a 13 de agosto de 2017

Palácio das Artes
Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro
Funcionamento: ter – sáb, 9h30 às 21h; dom, 16h às 21h
T: (31) 3236-7400



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA