Ricardo Basbaum revisita produção dos anos 80 e 90 em individual

(São Paulo, SP)

Extensa, mas pouco vista, a produção de Ricardo Basbaum dos anos 80 e 90 é o foco de “Corte-Contaminação-Contato”, individual do indicado ao Prêmio PIPA 2011 que abre neste sábado, 03 de junho, na Galeria Jaqueline Martins. Apesar do recorte temporal, a curadoria de Marta Mestre é pensada em um percurso não-cronológico e inclui séries como “Pinturas e experiências em espaço público” (1985-87), e “Cabelo” (1985-86), e os projetos “Olho” (1984-1990) e “NBP – Novas Bases para a Personalidade” (1989/90).

As séries, aliás, têm ênfase especial na exposição. Usadas pelo artista para criar sequências simultaneamente visuais e discursivas, elas muitas vezes estariam propensas à “contaminação” ou mesmo à “viralização” – conceito forjado na cultura midiática daqueles anos imediatamente anteriores à revolução digital. Ocupando os dois pisos da galeria, “Corte-Contaminação-Contato” percorre tanto os impasses e as oscilações criativas quanto os projetos mais consolidados de Basbaum.

“A exposição coloca em evidência a necessidade de revisão dos relatos estabelecidos sobre a arte dos anos 1980 e 1990, a partir de um corpus de trabalho aberto a uma constelação de referências cruzadas, e que amplia as relações do universo de arte brasileiro com contexto internacional: da atuação no espaço público de Antoni Muntadas às estéticas do it yourself (DIY), do Poema-processo de Wlademir Dias Pino ao uso de novos suportes e mídias por Julio Plaza, dos slogans de Barbara Kruger à ideia de participação de Hélio Oiticica e Lygia Clark”, afirma a curadora Marta Mestre, que integrou o Comitê de Indicação do Prêmio PIPA pela segunda vez este ano.

“Corte-Contaminação-Contato”, individual de Ricardo Basbaum
Curadoria de Marta Mestre

Em cartaz de 06 de junho a 22 de julho de 2017
Abertura: Sábado, 03 de junho, de 14h às 18h

Galeria Jaqueline Martins
Rua Dr. Cesário Mota Jr., 443 – Vila Buarque
Funcionamento: ter – sex, 10h às 19h; sáb, 12h às 17h
T: (11) 2628-1943
contato@galeriajaquelinemartins.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA