Nove artistas se inspiram no cosmos em “Azul da Estrela”

(São Paulo, SP)

Inspirados pelas ideias de Galileu Galilei sobre as estrelas e o cosmos, Amanda Mei, Augusto de Campos e Júlio Plaza, Bernardo Ramalho, Elena Damiani, Felippe Moraes, Guillermo Rodriguez, Marta Jourdan Mayana Redin – as duas últimas, indicadas ao Prêmio PIPA em 2013 e 2014, respectivamente –  apresentam “Azul da Estrela”, que ocupa a Baró Galeria Jardins a partir deste sábado, 20 de maio. Nas palavras da curadora, Paula Borghi, a coletiva busca “observar aquilo que não está ao alcance do corpo”, colocando em uma mesma chave de compreensão o universo e o nosso planeta.

Além de norte da mostra, Galileu também é diretamente citado em alguns dos trabalhos. É o caso, por exemplo, do vídeo de Guillermo Rodriguez “Sunpost”, que exibe os estudos sobre a rotação da Terra feitos pelo astrônomo renascentista. Outro que é referência é Pitágoras, filósofo e matemático grego. No trabalho “Homenagem a Pitágoras”, Felippe Moraes ensina passo a passo como construir uma estrela através de uma série de fotografias. Os demais trabalhos envolvem ainda discussões sobre construção e destruição da matéria (“Encontro Marcado”, de Amanda Mei, e “Circuito #2”, de Marta Jourdan), minerais (“Constelação S. Teresa”, de Guillermo Rodriguez, “Teoria da Evolução”, de Amanda Mei e “Lecture Series”, de Elena Damiani), e até mesmo um pouco de surrealismo, como “Pão”, de Mayana Redin, que recheia um pão com um livro de astronomia.

“É com este aceno que “Azul da Estrela” conecta a Terra e o Universo a partir da dinâmica dos movimentos de transformação. Olhar para o cosmos e para o nosso planeta mutuamente, alinhando natureza e cultura dentro de um mesmo sistema. Aqui, a estrela é azul”, conclui a curadora Paula Borghi.

Mayana Redin. “Pão”.

“Azul da Estrela”, coletiva com Amanda Mei, Augusto de Campos e Júlio Plaza, Bernardo Ramalho, Elena Damiani, Felippe Moraes, Guillermo Rodriguez, Marta Jourdan e Mayana Redin
Curadoria de Paula Borghi
Em cartaz de 22 de maio a 17 de junho de 2017
Abertura: Sábado, 20 de maio, de 15h às 19h

Baró Galeria Jardins
Rua da Consolaçāo, 3417 – Cerqueira César
T: (11) 3666-9770
Funcionamento: ter – sex, 10h às 19h; sáb, 11h às 19h; seg, 14h às 19h
www.barogaleria.com



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA