Leticia Ramos inaugura “Planisfério”, sua nova individual

(São Paulo, SP)

O surgimento da Terra, a origem da vida, a Teoria do Caos. Os temas podem até parecer coisa de ficção científica, mas fazem parte da individual que Leticia Ramos, finalista ao Prêmio PIPA 2015, inaugura hoje, 25 de maio, na Mendes Woods DM. Intitulada “Planisfério”, a exposição reúne obras que brincam a todo o tempo com o estatuto fotográfico.

Afinal, Letícia cria com suas traquitanas imagens impossíveis, eventos sem testemunho. É o caso, por exemplo, das séries de fotogramas apresentadas na mostra “Bichos” e “Céu”, em que esculturas criadas pela artista são projetadas diretamente sobre um papel sensível, sem intermediação da câmera ou do negativo. Também o vídeo “Blue Night” reconstrói uma noite sem comprovação factual. Inspirada na descrição do diário de bordo do inventor e fotógrafo Hercule Florence (que, radicado no Brasil, descobriu aqui os princípios da fotografia ao mesmo tempo em que Daguerre o fazia na Europa), Letícia recria via stop-motion o movimento das nuvens e estrelas atrás das pedras da Chapada Diamantina em uma noite de 1827.

“Ao observarmos parte dos trabalhos desta exposição, podemos notar um modo distinto de operar: a ausência de lente que media o olhar da artista”, escreve Michel Zózimo no texto de introdução à mostra. “Este dado é um elemento interessante para pensarmos a fotografia como uma ideia que antecede, nesta ordem, a lente, o obturador e até mesmo o filme. Ela é, nesse caso, uma antecipação desenhada com luz das formas que nem o olho humano e nem a máquina registram. O futuro e o passado da imagem são confrontados revelando-se em uma espécie de processo alquímico.”

Cena de “Blue Sky”, filme de Leticia Ramos que integra “Planisfério”

“Planisfério”, individual de Leticia Ramos
Em cartaz de 25 de maio a 29 de julho
Abertura: Quinta-feira, 25 de maio, de 19h às 22h

Mendes Wood DM
Rua da Consolação, 3368
Funcionamento: seg – sáb, 10h às 19h
T: (11) 3081-1735
info@mendeswooddm.com



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA