Indicado pela quinta vez este ano, Arjan Martins inaugura exposição em Basel, na Suíça

(Basel, Suíça)

Indicado pela quinta vez ao Prêmio PIPA este ano – ele já concorreu às edições de 2010, 2011, 2014 e 2016 da premiação – Arjan Martins inaugura nesta sexta-feira, 12 de maio, a individual “O estrangeiro” na Brasilea, em Basel, Suíça. Considerado “um dos mais interessantes representantes da arte brasileira contemporânea”, ele exibe 25 obras inéditas na mostra, muitas delas ainda em processo – a exposição abre ao público seu ateliê nas dependências da fundação, onde ele realiza uma residência artística de três meses.

Sobre madeira ou tela, os temas abordados pelas novas pinturas são velhos conhecidos do artista: migrações de hoje e de ontem, em especial aquela ocasionada pelo tráfico negreiro, e a questão da identidade étnica. Também seus personagens já consagrados se repetem. É o caso, por exemplo, da menina negra retirada da capa de um disco de Oscar Peterson, “Girl Talk” (1968), que aparece ora como criança pequenina, depois maiorzinha e, em seguida, mais velha, mais escura, triste. Outra figura que aparece frequentemente é o corpo inerte de Aylan Kurdi, o menino de três anos que morreu afogado ao tentar fugir da guerra na Síria, em 2015. A apropriação de fotografias de outrem é, aliás, mais uma marca da importância da história no trabalho do artista.

– Procuro transformar e reproduzir em retratos imaginários, as vozes e os ruídos obtidos em livros de História, em relatos escritos ou falados, ou em citações – explica o artista, que guia uma visita pela exposição no dia 08 de junho, de 19h às 20h.

Veja algumas das obras de Arjan que estarão em “O estrangeiro”:

“O estrangeiro”, individual de Arjan Martins
Em cartaz de 12 de maio a 18 de junho

Brasilea Foundation
Postfach Westquaistrasse, 39
Funcionamento: wed & fri, 2 p.m. to 6 p.m.; thu, 2 p.m. to 8 p.m.
T: +41 61 262 39 39
info@brasilea.com



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA