Indicado ao Prêmio PIPA em 2014, André Griffo abre primeira individual em São Paulo

(São Paulo, SP)

Indicado ao Prêmio PIPA em 2014, André Griffo inaugura sua primeira individual em São Paulo amanhã, 27 de maio, no Centro Cultural São Paulo. Intitulada “Objetos sobre arquitetura gasta”, a exposição faz parte da I Mostra do Programa de Exposições 2017, que apresenta ainda mostras de outros oito artistas. Uma delas, aliás, concorreu ao Prêmio no mesmo ano que Griffo: trata-se da catarinense Aline Dias, que expõe em conjunto com Julia Amaral.

Composta por quatro pinturas produzidas entre 2017 e 2017 e uma instalação, “Objetos sobre arquitetura gasta” é centrada na arquitetura. No entanto, se nas pinturas o que está em foco são os espaços desocupados, na instalação, de nome “Predileção pela alegoria – Andaimes” (2016), a ideia é adicionar a um objeto associado à sua funcionalidade, os andaimes, ornamentos góticos, subvertendo seu significado.

“Os ornamentos, elementos combatidos pela arquitetura funcionalista, modificam a estrutura dos andaimes, uma vez que suas aparições tornam-se corpos estranhos à armação, ao mesmo tempo que a estrutura modular modifica a natureza decorativa dos arcos, inserindo os elementos estéticos num contexto que não lhes são nem um pouco usual”, fala Griffo sobre a instalação, que já ocupou os jardins do Museu da República, no Rio de Janeiro.

Já os quadros têm como assunto os vestígios deixados para trás em lugares vazios. O processo é iniciado com a procura de edificações desabitadas para o registro fotográfico (e posterior reprodução em pintura) dos locais onde sejam percebidos sinais das ocupações passadas, evidentes na arquitetura e ou nos objetos remanescentes”, explica o artista, que busca o silêncio em suas obras.

A “Objetos sobre arquitetura gasta” fica em cartaz até o final de agosto deste ano no Centro Cultural São Paulo. Confira, abaixo, reproduções dos dois projetos que integram a individual:

“Objetos sobre arquitetura gasta”, individual de André Griffo
Em cartaz de 27 de maio a 27 de agosto de 2017
Abertura: Sábado, 27 de maio, às 15h

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso (Piso Caio Graco)
Funcionamento: ter – sex, 20h às 20h; sáb, dom & feriados, 10h às 18h
T: (21) 3397-4002
ccsp@prefeitura.sp.gov.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA