Galeria histórica ganha novo endereço e coletiva com temática abstrata

(Rio de Janeiro, RJ)

Inaugurada em Copacabana em março de 1960, a Galeria de Arte Ibeu já exibiu obras de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Iberê Camargo, Lygia Pape, entre muitos outros. Pois a galeria histórica ganha, a partir de hoje, 02 de maio, um novo endereço: a Rua Maria Angélica, no Jardim Botânico. Apresentando como exposição inaugural “A Insistência Abstrata, nas coisas”, com onze obras de artistas contemporâneos, o novo espaço também comemora os 80 anos de existência do curso de inglês.

Entre os artistas participantes, destacam-se cânones da arte brasileira, como Anna Maria Maiolino e Ubi Bava, e nomes contemporâneos, como a quatro vezes indicado ao Prêmio PIPA Gisele Camargo. Todas as obras expostas fazem parte do acervo da Galeria que, de acordo com o curador da exposição, Cesar Kiraly, é integralmente formado por doações de artistas que nela expuseram ao longo dos anos. “Isso fornece à coleção um caráter intensamente afetivo”, comenta.

Sobre o tema da mostra, Kiraly conta que a intenção é “mostrar como os objetos abstratos estão presentes no cotidiano, e como fazem parte da materialidade das coisas, peças de construção da vida comum”. E conclui: “A relação entre as figuras tem a ver com a resistência do abstrato, mas também com o empréstimo lírico de um registro para o outro. O abstrato ora segura o fôlego, como na pequena tartaruga do Bruno Belo, ora aporta no âmbito conceitual, na maleta ‘duchampiana’ da Claudia Hersz.”

“A Insistência Abstrata, nas coisas”, coletiva Anna Maria Maiolino, Bruno Belo, Claudia Hersz, Eloá Carvalho, Gisele Camargo, Lena Bergstein, Manoel Novello, Paula Huven, Raul Leal, Rosângela Rennó e Ubi Bava
Curadoria de Cesar Kiraly
Em cartaz de 03 de maio a 09 de junho de 2017
Abertura: Terça-feira, 2 de maio, às 18h30

Galeria de Arte Ibeu
Rua Maria Angélica, 168
Funcionamento:
seg – sex, 13h às 19h
T: (21) 3816-9473
galeria@ibeu.org.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA