Elvis Almeida apresenta “Ponta Seca Torta/Faca Cega”

(São Paulo, SP)

Conhecido por sua paleta de cores elétricas e vocabulário visual bem definido, Elvis Almeida apresenta no sábado, 03 de junho, “Ponta Seca Torta/ Faca Cega”, no Galpão da Fortes D’Aloia & Gabriel. A individual reúne cerca de quinze pinturas de dimensões variadas de materiais que vão da tinta à óleo ao spray, da caneta marcadora ao carvão.

Tão diversos, cada material é escolhido a partir de uma espécie de jogo pelo indicado ao Prêmio PIPA 2016: cada decisão cria novos impasses, cuja solução é a tela finalizada. Além desses elementos, outra técnica muito usada em suas obras é uma espécie de adaptação da gravura, técnica em que se formou pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Dessa maneira, muitos dos elementos de suas pinturas são “carimbados” sobre a tela com instrumentos de esponja que ele mesmo fabricou.

Em relação às referências visuais, Elvis costuma empregar elementos do grafite e dos quadrinhos, traduzidos e aglutinados em cores saturadas e contrastantes. Seu vocabulário visual se sustenta por um lado em formas de natureza física – sol, raio, chama, gota, folhas, moléculas – e por outro, da arquitetura através de padrões geométricos listrados e circulares, muitos deles desenhando memória de lugares reais. Esses dois grupos estão em permanente embate em telas cheias de fricção e faísca.

Além da individual de Elvis, a Fortes D’Aloia & Gabriel inaugura no mesmo dia ainda duas outras exposições, parte de uma programação especial com três jovens artistas não representados pela galeria chamada de “1, 2, 3…”. Enquanto “Ponta Seca Torta/ Faca Cega” divide o espaço do Galpão com “Madona Ansiosa”, de Gokula Stoffel, a Galeria, na Vila Madalena recebe “Poeira Varrida”, de Manoela Medeiros. Confira abaixo algumas das obras exibidas na individual de Elvis Almeida:

“Ponta Seca Torta/ Faca Cega”, individual de Elvis Almeida
Em cartaz de 03 de junho a 29 de julho de 2017
Abertura: Sábado, 03 de junho, de 15h às 18h

Galpão da Fortes D’Aloia & Gabriel
Rua James Holland 71 – Barra Funda

T +55 11 3392 3942
Visitação: Terça – Sexta: 10h – 19h | Sábados: 10h – 18h
http://www.fdag.com.br/



O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA