CCBB-Rio traça panorama histórico e artístico do biquíni em “Yes! Nós Temos Biquínis”

(Rio de Janeiro, RJ)

Comemorando 70 anos este ano, uma das peças mais revolucionárias do vestuário feminino – em especial o brasileiro – é tema da mais nova exposição do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB-Rio). Estamos falando do biquíni que, tendo transformado o comportamento da mulher e acompanhado suas mudanças de paradigma nas últimas décadas, é o foco de “Yes! Nós Temos Biquínis”, mostra curada por Lilian Pacce que abre nesta segunda-feira, 15 de maio, às 19h.

“O biquíni revolucionou o mundo, mas o Brasil revolucionou o biquíni”, afirma Lilian. É, assim, contando com a presença de diversos artistas brasileiros que a exposição busca traçar um panorama histórico, poético e antropológico da peça de roupa em 120 obras. Entre os que participam da mostra, há muitos indicados ao Prêmio PIPA, como Lia Chaia, Eder Santos, Tiago Carneiro da Cunha e Jorge Luiz Fonseca.

Além deles, muitos outros artistas consagrados apresentam suas interpretações sobre a vestimenta na exposição, seja através da fotografia (Otto Stupakoff, Maureen Bisilliat, Pierre Verger), da pintura (Claudia Andujar, John Graz) ou, até mesmo, de biquínis propriamente ditos, caso dos modelos de Beatriz Milhazes e Jorge Luiz Fonseca para a Blue Man, de J. Carlos para a Salinas, e de Gonçalo Ivo e J. Borges para a Amir Slama.

“A moda, para além de seu propósito inicial que é vestir o corpo, sempre esteve relacionada a questões sociais, culturais, políticas e econômicas. Esta exposição traz uma diversidade, que sempre buscamos para a programação do CCBB e apresenta um diálogo entre o elemento de maior representação brasileira na moda mundial com obras de arte contemporâneas que desafiam o visitante a interpretar essas associações”, comenta o gerente-geral do CCBB Rio, Fabio Cunha.

“Yés! Nós Temos Biquíni”
Curadoria de Lilian Pacce
Em cartaz de 15 de maio a 10 de julho de 2017
Abertura: Segunda-feira, 15 de maio, às 19h

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB-Rio)
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Funcionamento: qua – seg, das 9h às 21h

T: (21) 3808-2020
E-mail: ccbbrio@bb.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA