16 artistas abordam temas urgentes do cotidiano brasileiro em “Travessias 5: Emergência”

(Rio de Janeiro, RJ)

O Observatório de Favelas apresenta neste sábado, 06 de maio, a quinta edição do projeto “Travessias”, criado em 2011. Intitulada “Emergência” a mostra ocupa o Galpão Bela Maré e tem participação de 16 artistas contemporâneos. Entre eles, três dos quatro finalistas ao PIPA no ano passado, Clara Ianni, Gustavo Speridião e Paulo Nazareth (grande vencedor da sétima edição), além de muitos outros indicados ao prêmio ao longo de sua história.

Com curadoria de Moacir dos Anjos, “Emergência” evita tanto representar o cotidiano da favela – já que fazê-lo seria exibir o “outro” através de um olhar de fora –, quanto trazer para o local expressões artísticas supostamente “universais”. Busca, alternativamente, confrontar temas e questões próprias do Brasil de hoje. Entram em pauta, dessa forma, desigualdades sociais e formas criativas de combatê-las; racismo e movimentos de empoderamento racial; machismo e feminismos radicais; golpes e insurreições; apagamento e ativação da memória; genocídios étnicos e sobrevivências ancestrais; segregação urbana e reinvenção de cidades; pensamentos binários e o atravessamento de gêneros e afetos.

Embora os temas abordados sejam de máxima urgência, a abertura da exposição é comemorada com festa: a partir das 17h deste sábado, acontecem shows de Rico Dalasam, Digitaldubs Sound System + Jeru Banto + Jota 3, Larissa Luz e MC Martina, além da participação do VJ Chico Abreu.

“Travessias 5: Emergência – Arte Contemporânea na Maré”, coletiva com Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, Clara Ianni, Daniel Lima, Gustavo Speridião, Jaime Lauriano, Jota Mombaça, Lais Myrrha, Lourival Cuquinha, Mariana Lacerda e Pedro Marques, Marilá Dardot, Paulo Nazareth, Regina Parra, Rosana Palazyan e Thiago Martins de Melo
Curadoria de Moacir dos Anjos
Em cartaz de 09 de maio a 08 de julho de 2017
Abertura: Sábado, 06 de maio, às 17h.

Galpão Bela Maré
Rua Bittencourt Sampaio, 169 (Entre as passarelas 9 e 10 da Av. Brasil) – Maré
Funcionamento: ter – sex, 10h às 17h; sáb, 11h às 17h
T: (21) 3105-1148



O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA