Julio Leite transmuta bandeiras nacionais em “Projeto para um Novo Mundo”

(Fortaleza, CE)

Indicado à segunda edição do Prêmio PIPA, o paraibano Julio Leite inaugura hoje, 06 de abril, a exposição “Projeto para um Novo Mundo”, no Centro Cultural Banco do Nordeste. Com curadoria de Adolfo Montejo Navas, a mostra apresenta uma série de bandeiras nacionais cujas cores – e apenas elas – foram transmutadas.

De acordo com Leite, as obras problematizam as transformações sociais vividas pela humanidade nos últimos tempos: “Os processos migratórios, a fome, as guerras, as mudanças climáticas têm modificado substancialmente os mapas, as delimitações de fronteiras, o acirramento das questões ideológicas e a intolerância como princípio predominante nas relações entre os povos”. Conflitos internacionais que, através da desconstrução das bandeiras, são por conseguinte questionados, desnaturalizados.

O curado Adolfo Montejo Navas, que apelida os trabalhos da série de “desbandeiras”, sintetiza o trabalho de Leite em seu texto curatorial. “As desbandeiras de Julio Leite prometem outro horizonte sígnico que desloca as convenções nacional/local/global – a globalidade imaginada, como diria Néstor García Canclini – e, em consequência, o costume de nossa inércia. Faz parte de uma sinalética em xeque, em crise de representação: o regurgitado conflito nação-mundo, ainda tão vivo e ferido quanto latejante.”

Confira abaixo algumas vistas de “Projeto para um Novo Mundo”:

“Projeto para um Novo Mundo”, individual de Julio Leite
Curadoria de Adolfo Montejo Navas
Em cartaz de 06 de abril a 17 de junho de 2017
Abertura: Quinta-feira, 06 de abril, às 18h

Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza
Rua Conde D’Eu, 560 – Centro
Funcionamento: ter – sáb, 10h às 19h
T: (85) 3464-3108
cultura@bnb.gov.br



Copyright © Instituto PIPA