“Dentro” inaugura o programa “Sala de Encontro”, do MAR

(Rio de Janeiro, RJ)

Indicada pela segunda vez ao Prêmio PIPA este ano, Carla Guagliardi foi uma dos artistas convidados a participar de “Dentro”, primeira exposição do programa “Sala de Encontro” do Museu de Arte do Rio (MAR). Além dela, Cildo Meireles, Sérgio Sister, Waltercio Caldas e outros 14 artistas do acervo do MAR expõem obras na mostra, que, curada por Evandro Salles – diretor cultural do museu e idealizador do programa – propõe ao público uma nova maneira de viver a arte.

A ideia é que, cruzando obras de artistas convidados com um conjunto de esculturas, fotografias, desenhos e pinturas do acervo do MAR, cada uma das exposições ofereçam uma imersão direta e intensa do público no universo poético, plural e híbrido da arte. No caso de “Dentro”, por exemplo, obras como a versão nº 4 de “Malhas da Liberdade”, de Cildo Meireles, ou a grande instalação escultórica de Carla Guagliardi que ocupa o centro da sala são postas lado a lado com obras de Amilcar de Castro, Arnoldus Montanus, Belmiro de Almeida, Brígida Baltar, Dias & Riedweg, Gustavo Rezende, Kimi Nii, Kurt Klagsbrunn, Marina Weffort, Mario Cravo Neto, Mira Schendell, Montez Magno, Paulo Bruscky e Reis Junior.

Mais do que isso, no entanto, o programa quer que os visitantes ocupem o espaço expositivo e nele permaneçam, habitando-o “de modo a viver no tempo o encontro com a arte e de ter na arte um espaço de encontro com outras pessoas”. Localizada no andar térreo do Pavilhão de Exposições do MAR, a “Sala de Encontro” foi construída para tornar essa experiência possível. Acarpetada, a sala oferece, em meio a obras de grandes artistas, amplos sofás e uma grande mesa de leitura que pode ser revertida em palco, além de disponibilizar uma seleção de livros de arte para consulta. Nela terão lugar palestras, pequenos concertos, performances e programas de formação.

“Nosso desejo é que esse espaço funcione como um campo experimental de troca e aprendizado entre dois mundos: o da arte e o de quem a experimenta, o da linguagem aberta da arte e o da linguagem que configura-se como instrumento e lugar do sujeito no mundo, o de um museu socialmente ativo e o de seu público”, resume Evandro Salles.

Confira, abaixo, algumas vistas da exposição (reprodução do site do MAR; fotos por Elisa Mendes):

“Dentro”, coletiva com Carla Guagliardi, Cildo Meireles, Sérgio Sister, Waltercio Caldas, Amilcar de Castro, Arnoldus Montanus, Belmiro de Almeida, Brígida Baltar, Dias & Riedweg, Gustavo Rezende, Kimi Nii, Kurt Klagsbrunn, Marina Weffort, Mario Cravo Neto, Mira Schendell, Montez Magno, Paulo Bruscky e Reis Junior
Curadoria de Evandro Salles
Em cartaz desde 25 de março de 2017

Museu de Arte do Rio (MAR)
Praça Mauá, 5 – Centro
Funcionamento: seg—dom, 10h às 18h
T:  (21) 3031-2741



O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA