Renato Pera inaugura duas instalações em São Paulo, “Vão” e “Vazão”

(São Paulo, SP)

Indicado à sexta edição do Prêmio PIPA, Renato Pera inaugura amanhã, 04 de março, duas instalações no Metrô de São Paulo, “Vão” e “Vazão”. A primeira está localizada na estação São Bento do metrô paulista; a segunda, na rampa de acesso à estação Sumaré, onde fica o muro da Unibes Cultural.

“Vão” consiste em seis desenhos de janela transformados em luminosos, com tamanho e formato de janelas reais, instalados em locais da estação São Bento em que não faria sentido algum haver janelas: corredores subterrâneos, escadas, cantos escuros e inativos. As situações arquitetônicas que resultam da intervenção são inusitadas e, por vezes, absurdas, produzindo uma descontinuidade na experiência de trânsito pela estação.

Já “Vazão”, apresentada pela primeira vez em 2015, é formada por 18 esculturas em formato de gota que, espelhadas, parecem “escorrer” pela superfície do muro da Unibes Cultural. A ação foi motivada pela memória das chuvas, cheias, inundações e canalizações de alguns rios; afinal, a estação de metrô Sumaré marca o local onde nasce o córrego Sumaré, uma prática comum no planejamento urbanístico de São Paulo – também as avenidas Vinte e Três de Maio, Nove de Julho e Pacaembú ocultam um rio subterrâneo.

“Gosto de operar em lugares da cidade com os quais me relaciono em minha experiência cotidiana. São lugares ou situações que provocam a minha percepção por revelarem algum tipo de tensão. Eventualmente, podem solicitar uma resposta que se traduz em intervenção efetiva, em obra efêmera no espaço público. Imagino que consigam provocar outras pessoas a perceber e estranhar esses mesmos lugares ou situações”, conta o artista, que nasceu e reside em São Paulo.

“Vão” e “Vazão”, instalações de Renato Pera
Em cartaz de 04 de março a 31 de maio e 01 de julho de 2017, respectivamente
Abertura: Sábado, 04 de março, de 11h às 13h, na Unibes Cultural

Estação São Bento do Metrô (“Vão”)
Largo de São Bento, 109 – Centro
Funcionamento: dom–sex, 4h40 às 00h06; sáb, 04h40 às 01h

Rampa da Estação Sumaré do Metrô (“Vazão”)
R. Oscar Freire, 2500
Funcionamento: seg–dom, 24h



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA