“O Episódio São Paulo – The GAM#6”, uma exposição em formato de conversa

(São Paulo, SP)

Indicados ao Prêmio PIPA em 2014 e em 2016, os artistas Beto Shwafaty e Daniel de Paula participam de uma exposição, no mínimo, singular neste fim de semana. É que “O Episódio São Paulo – The GAM#6”, que acontece no sábado, 18 de março, no Ateliê 397, é uma mostra no formato “spoken-word”, ou seja, é produzida como uma exposição qualquer, mas se apresenta ao público como uma conversa.

Com título inspirado no 53o capítulo do clássico Moby Dick – “GAM” significaria “um encontro social entre dois baleeiros” – “The GAM” passou por Nova York e Helsinki antes de chegar à capital paulista. Contando ainda com a presença dos artistas Renata de Bonis, Flora Leite, Marcelo Barros e Maura Grimaldi, além da curadora convidada Thais Rivitti, a ideia é que a conversa do “Episódio São Paulo” gire em torno do conceito de “deslocamento como sobreposição”.

“A ideia básica é mostrar o processo pelo qual as ideias dos artistas nascem e tomam forma”, explicou o curador do projeto, o italiano Alessandro Facente, ao Artribune, em 2015. “Não é um processo simples, e às vezes eu percebo que os artistas fazem um esforço sobrehumano para responder dialeticamente o que eles em geral já tinham resolvido visualmente. No entanto, acho que trabalhar com esse tipo de alcance é essencial para mapear os conceitos e visões que os artistas contemporâneos capturam do nosso tempo, e empoderar o próprio curador no sentido de traçar uma narrativa de outra maneira perdida”.

“O Episódio São Paulo – The GAM#6 [curaticism]”, conversa/coletiva com Beto Shwafaty, Daniel de Paula, Flora Leite, Marcelo Barros, Maura Grimaldi e Renata de Bonis
Curadoria de Alessandro Facente e Thais Rivitti
Sábado, 18 de março, às 17h

Ateliê 397
Rua Professor Gonzaga Duque, 148 – Pompeia
T: (11) 3865-2220
atelie397.com



Copyright © Instituto PIPA