Marcelo Moscheta inaugura “Erosão Diferencial”

(Campinas, São Paulo)

Começa hoje, 28 de março, “Erosão Diferencial”, do finalista e vencedor da categoria Voto Popular Exposição do Prêmio PIPA 2010 Marcelo Moscheta. Apresentando obras realizadas nos últimos seis anos, a individual teve acompanhamento crítica de Daniela Name (que assina o texto curatorial junto de Moacir dos Anjos) e representa o retorno do artista ao Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), onde ele esteve em 2004 com “Sobre tudo o que se deve guardar”.

Consistindo em oito instalações de grande formato, os trabalhos expostos possuem uma forte ligação com a exploração geográfica, “fruto do enfrentamento do artista com a paisagem”. Elaborando procedimentos de classificação quase científicos (mais de uma das obras se utiliza de coordenadas de latitude e longitude, por exemplo), Moscheta constrói a partir da memória e do fragmento paisagens visuais de diversos locais, como, por exemplo, o deserto do Atacama (“Atacama: 28.04-06.05/2012”),  a zona fronteiriça dos pampas (“Deslocando territórios”), ou o Rio Tietê (“Arrasto”).

Além delas, “Erosão Diferencial” conta com a presença intermitente do próprio artista no espaço. Instalando um ateliê em uma das salas do museu, Moscheta trabalhará com uma equipe na criação de obras baseadas em questões geológicas em dias específicos, tornando seu processo criativo acessível ao público em geral.

Confira abaixo as obras em exposição na individual de Moscheta, em cartaz no MACC:

“Erosão diferencial”, individual de Marcelo Moscheta
Em cartaz de 29 de março a 01 de maio de 2017
Abertura: Terça-feira, 28 de março, às 19h

Museu de Arte Contemporânea de Campinas José Pancetti (MACC)
Rua Benjamin Constant, 1633, térreo – Centro
Funcionamento: ter – sáb, 10h às 18h; qui, 10h às 22h; dom & feriados, 9h às 12h
T: (19) 2116-0346 / (19) 3236-4716
cultura.macc@campinas.sp.gov.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA