Luiz Zerbini apresenta pela primeira vez suas gravuras

(São Paulo, SP)

Membro do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA em 2011, Luiz Zerbini apresenta pela primeira vez uma incursão no universo das gravuras em “Monotipias”, em cartaz no Galpão da Fortes D’Aloia & Gabriel desde o sábado passado, 11 de março. Em parceria com o impressor João Sánchez, Zerbini usou as espécies raras do Jardim Botânico do Inhotim, em Minas Gerais, como matrizes para as obras.

Em incursões passadas pela gravura, Zerbini nunca se satisfazia com os trabalhos, que lhe pareciam meras adaptações de suas pinturas e essa falta de autonomia o incomodava. Durante o desenvolvimento do livro de artista Minhas Impressões (UQ! Editions, 2016), porém, sua relação com a técnica mudou. As monotipias com plantas apareceram como uma subversão da técnica, uma impressão direta em que as espécies são utilizadas como matrizes para as próprias imagens.

As composições privilegiam contornos e texturas de cada espécie em uma paleta reduzida de marrons, verdes e pretos. As espécies ocupam o papel – sempre do mesmo formato vertical – em movimentos distintos. A singular Costela de Adão se mostra inteira, frontal, como num retrato em close-up. Já o Ipê é desfeito em fragmentos positivos e negativos que se sobrepõem numa nuvem cinza. Outros trabalhos flertam com imagens da história da arte. A Embaúba, em corte seco e alto contraste, nos faz pensar nas flores de Andy Warhol, assim como o Jardim Japonês, que aspira a outras épocas e também a outros estados de contemplação.

Se a técnica aparece como uma novidade, a flora tropical largamente conhecida de suas pinturas reaparece como a musa central. Os trabalhos revelam um tipo de simplicidade que só um longo tempo de observação proporciona. Há uma troca evidente e incessante entre o olhar do artista e essas plantas.

“Monotipias”, individual de Luiz Zerbini
Em cartaz de 11 de março a 06 de maio de 2017

Galpão, da Fortes D’Aloia & Gabriel
Rua James Holland, 71 – Barra Funda
Funcionamento: ter – sex, 10h às 19h; sáb, 10h às 18h
T: (11) 3392-3942
info@fdag.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA