Gabriela Noujaim lança livro de artista na SP Arte

(São Paulo, SP)

Não há dúvidas de que 2016 foi um ano conturbado. Gabriela Noujaim, indicada ao Prêmio PIPA em 2012, concorda: ele motivou a artista a elaborar “Presente 2016”, livro que lança pela Desapê no dia 7 de abril, sexta-feira da semana que vem, durante a SP Arte. Retratando, através de técnicas de impressão artesanal, os momentos marcantes do período, a artista se comprometeu a doar 30% do valor arrecadado com a venda do livro de arte para a escola Dona Geny Ferreira, localizada em Sousa, na Paraíba.

A obra acompanha também uma carta-denúncia sobre a violação dos direitos humanos e, em especial, dos direitos das mulheres, entregue por pesquisadores brasileiros (grupo de que Evelyn Araripe, que também assina a apresentação do livro, fazia parte) à chanceler alemã Angela Merkel no início de 2016.

O lançamento do livro é acompanhado ainda de outros dois eventos: o lançamento de outro livro de artista, “Quadrado Dobrável”, de Martha Araújo, criado em 1985, e a comemoração do centenário de “A Fonte”, trabalho icônico de Marcel Duchamp, com a apresentação de outra obra do artista, “Museum in a Box”, nas versões de 2016 lançada pela editora König e de 1968, da Ediciones Era.

“Presente 2016”, livro de artista de Gabriela Noujaim
Lançamento: Sexta-feira, 7 de abril, às 18h

Lounge SP Arte 2017
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Parque Ibirapuera
Pavilhão da Bienal, Portão 3, Piso Térreo, próximo ao setor Solo
Entradas promocionais a R$20 podem ser solicitadas no email contatodesape@gmail.com para comparecer ao lançamento



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA