Exercício de futurologia marca “Risco”, nova individual de Toz

(Rio de Janeiro, RJ)

Das ruas (e túneis, viadutos, muros) às telas; das telas às toy arts; das toy arts às redes sociais. Os desenhos do grafiteiro Toz, indicado ao Prêmio PIPA 2014, circulam em mídias diversas, sempre hipersaturados, sempre superpopulosos. Em “Risco” – individual que ele inaugura hoje, 29 de março, na Movimento Arte Contemporânea –, no entanto, o artista resolveu esconder seus traços característicos em camadas e camadas de massa preta, branca ou cinza. Sobre a massa, riscadas, palavras de resistência deixam entrever a saturação brilhante de seus desenhos anteriores.

“Para mim foi um processo lento, em que eu fui acrescentando elementos e ações em cima da tela”, explica Toz em uma série de vídeos publicado na canal de YouTube da galeria. Transpondo para o seu ateliê um processo que ele via se desenrolar cotidianamente nas ruas, em que lambe-lambes, pôsteres, as prefeituras ou mesmo outros artistas cobriam as artes dos muros, ele decidiu ocultar as próprias telas, antecipando o que ele acredita ser o futuro do grafite: “O grafite do futuro vai ser embaixo de um cinza, que as pessoas, em casa, vão ter que revelar.”

“Para mim, foi como se eu acelerasse o filme da cultura de rua e transformasse isso em pequenos pedaços de história, que seriam essas telas novas”, continua o artista. Os riscos sobre o concreto seriam, assim, os riscos de um arqueólogo, buscando revelar a cor de um passado brilhante. Mas não só: formando palavras de resistência, os riscos também revelam força e vontade de sobreviver apesar do cinza. Nas palavras de Fernando de La Rocque, autor do texto curatorial: “Ali se imprime verdade.”

Conheça mais sobre Toz na vídeo-entrevista que o artista concedeu ao Prêmio PIPA 2014, quando foi indicado:

“Risco”, individual de Toz
Texto curatorial de Fernando de La Rocque
Em cartaz de 30 de março a 29 de abril
Abertura: Quarta-feira, 29 de março, às 19h

Movimento Arte Contemporânea
Av. Atlântica, 4240, lj. 212 e 213 – Copacabana
Funcionamento: ter – sex, 11h às 19h30; sáb, 12h às 18h
T: (21) 2267-5989
contato@galeriamovimento.com



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA