Coletiva investiga as práticas pictóricas contemporâneas

(Rio de Janeiro, RJ)

Ao contrário de grande parte das coletivas, “Pintura [Diálogo de artistas]”, que estreia neste sábado, 18 de março, na Caixa Cultural Rio de Janeiro, não é organizada em torno de apenas um tema ou técnica. Colocando trabalhos de doze diferentes artistas lado a lado – entre eles, os já indicados ao Prêmio PIPA Elvis Almeida, Paulo Nimer Pjota (vencedor do PIPA Online 2014), Pedro Varela, Vânia Mignone e Willian Santos –, a coletiva busca justamente explorar a diversidade de poéticas e visões de cada artista sobre a pintura.

O resultado são telas, objetos e instalações que, juntos, ampliam e legitimam as discussões sobre as práticas pictóricas na arte contemporânea. Cada obra que participa da exposição é acompanhada de um pequeno comentário de seu autor, explicitando os processos e questões que norteiam sua pesquisa. Além disso, o projeto conta ainda com a contribuição dos críticos Fernanda Lopes (integrante do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA 2015), Ivair Reinaldim e Raphael Fonseca, que produziram ensaios originais sobre a cena de pintura contemporânea para o catálogo e que participarão de um debate sobre a mostra no dia 15 de abril.

O status da pintura na contemporaneidade também já foi tema de um vídeo especial do Prêmio PIPA, “Pintores do Nosso Tempo”. Assista aqui ao vídeo completo:

“Pintura [Diálogo de Artistas]”, coletiva com Alvaro Seixas, Elvis Almeida, Ema M, Hugo Houayek, James Kudo, Paulo Nimer PJota, Pedro Varela, Rafael Alonso, Rui Macedo, Vânia Mignone, Willian Santos e Zalinda Cartaxo
Em cartaz de 18 de março a 14 de maio de 2017

Caixa Cultural Rio de Janeiro
Av. Almirante Barroso, 25 (Galeria 1) – Centro
Funcionamento: ter–dom, 10h às 21h
T: (21) 3980-3815
caixaculturalriodejaneiro@caixa.gov.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA