Camila Soato aborda feminismo e memes em nova individual

(São Paulo, SP)

Vencedora do Prêmio PIPA Voto Popular em 2013 – em que os visitantes da exposição do Prêmio no MAM-Rio elegem seu artista favorito –, Camila Soato inaugura hoje, às 19h, sua terceira individual na Zipper Galeria, “Caviar é uma ova!”. Reunindo cerca de 30 trabalhos inéditos, a exposição, curada por Paula Borghi, retoma as questões da artista em relação à gênero e à  condição da pintura na atualidade – um tópico, aliás, recentemente discutido em um vídeo exclusivo do Prêmio PIPA.

Nesse sentido, Camila faz da pintura sua plataforma política. Com uma técnica agressiva, em que o pincel carregado de tinta se mistura com o uso dos dedos, ela provoca desconforto ao representar, por exemplo, uma figura feminina se depilando com naturalidade. “O feminismo foi se cortando consciente no meu trabalho. O universo da mulher é relegado ao ambiente doméstico, à delicadeza. Minha pintura foca no oposto”, ela comenta.

Além do feminismo, a artista, também doutoranda em na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), tem colocado a apropriação de imagens colhidas na internet no centro de seu processo criativo. Ao imortalizar personagens como Coragem, o Cão Covarde em suas telas, Camila subverte aquele que é o propósito original da história da arte: de eternizar cenas e símbolos que não poderia estar mais distantes dos memes e gifs efêmeros da contemporaneidade.

Junto da individual de Camila, a Zipper Galeria inaugura ainda o calendário Zip’Up do ano com a mostra “(I)matérico presente”, de Felipe Seixas.

Conheça mais sobre o processo criativo de Camila Soato em sua entrevista exclusiva ao Prêmio PIPA 2013:

“Caviar é uma ova!”, individual de Camila Soato
Curadoria de Paula Borghi
Em cartaz de 07 de março a 08 de abril de 2017
Abertura: Terça-feira, 07 de março, às 19h

Zipper Galeria
Estados Unidos 1494 – Jardim América
Funcionamento: seg – sex, 10h às 19h; sáb, 11h às 17h
T: (11) 4306-4306
zipper@zippergaleria.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA