24 artistas expõem o resultado de seu processo criativo em “Imersões”

(Rio de Janeiro, RJ)

Oferecido entre setembro e novembro do ano passado, o curso “Imersões Poéticas”, da Casa França-Brasil, acabou rendendo uma exposição: os 24 jovens que participaram do programa de formação artística em 2016 expõem, a partir de hoje, às 17h, o resultado de seu processo de pesquisa. Intitulada simplesmente “Imersões”, a curadoria é de responsabilidade de ninguém mais, ninguém menos que os professores do programa, Effrain Almeida, Marcelo Campos, Marisa Flórido, membro do Júri de Premiação 2016, e Cadu – este, ganhador do Prêmio PIPA 2013.

A exposição dá seguimento ao projeto do curso e apresenta reverberações do processo imersivo vivido por cada artista. Mais uma vez reunidos, diferentes modos de mergulhar compõem uma mostra marcada pela pluralidade de gestos, linguagens e questões que trazem à tona formas diversas de agir sobre o mundo e que negociam as suas presenças e permanências na realidade. Exemplos dessa diversidade são os artistas Rafael BQueer e Lyz Parayzo (destaque, foto por George Magaraia), que apresentarão performances durante a abertura da exposição.  

Entre as imersões e o desejo de irromper novamente à superfície situa-se, ainda, o trabalho de uma outra turma formada pela Casa França-Brasil: os 21 alunos do programa “Da Concepção à Execução: Processo de Elaboração e Montagem de Exposições” em 2017 foram os co-curadores de “Imersões”.

“Imersões”, coletiva com Bernardo de Sá Earp, Carlos Soares, Claudia Lyrio, Débora Guimarães, Eduardo Garcia, Fernanda Leme, Gian Shimada, Gilberto Martins, Guerreiro do Divino Amor, Hermano Luz, Isabella Lescure, Jean Araújo, Lyz Parayzo, Patricia Francisco, Pavão, Pedro Liñares, Piti Tomé, Rafael Bqueer, Rafael Prado, Rafael F. Prince, Rafael Salim, Sonia Wysard, Talita Tunala e Thiago Antonio
Curadoria de Cadu, Efrain Almeida, Marcelo Campos e 
Marisa Flórido
Em cartaz de 07 de março a 17 de março

Casa França-Brasil
Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro
Funcionamento: ter – dom, 10h às 20h
T: (21) 2332-5275/5276
info@casafrancabrasil.rj.gov.br

 



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA