Panorama da videoarte brasileira é exibido na mostra “Filmes e Vídeos de Artistas”

(Ribeirão Preto, SP)

Se hoje o fazer audiovisual já está completamente integrado ao mundo das artes visuais, no Brasil dos anos 1970 o cenário era bem diferente: não só não existia um mercado artístico articulado, capaz de dar visibilidade a essas obras, como o regime militar, em vigor desde 1964, exercia censura sobre a produção. Como resultado, muitos dos vídeos mais originais do período permaneceram na obscuridade.

Parte do esforço do Itaú Cultural foi, assim, o de trazer à luz essas obras, produzidas nas décadas de 1970 e 1980 por pioneiros da prática como Regina Silveira e Paulo Bruscky (este, um dos artistas brasileiros convidados a expor na Bienal de Veneza deste ano): elas poderão ser assistidas no Instituto Figueiredo Ferraz a partir deste sábado, 18 de fevereiro, na mostra “Filmes e Vídeos de Artistas – Coleção Itaú Cultural”.

Além de um resgate histórico, no entanto, a curadoria de Roberto Moreira S. Cruz oferece também uma ressignificação desses títulos, pondo-os lado a lado com o que há de mais interessante na videoarte brasileira hoje. São, por exemplo, trabalhos dos finalistas ao PIPA Thiago Rocha Pitta, Letícia Ramos e Berna Reale dos anos 2000 que, se utilizam suportes muito diferentes daqueles das décadas anteriores (são quase todos produzidos digitalmente, em HD, enquanto o super-8 abunda nas produções das décadas de 1970 e 1980), muitas vezes abordam os mesmos temas: a natureza, a linguagem, entre outros.

“Filmes e Vídeos de Artistas – Coleção Itaú Cultural” continua em cartaz no Instituto Figueiredo Ferraz até o 06 de maio. Mais tarde (especificamente, de 23 de junho a 07 de agosto), a exposição, que já rodou os centros culturais do Itaú Brasil afora, será exibido no Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza. Assista, abaixo, a um teaser da exposição:

“Filmes e Vídeos de Artistas – Coleção Itaú Cultural”, com Anna Bella Geiger, Eder Santos, Gisela Motta & Leandro Lima, Nelson Leirner, Regina Silveira, Rivane & Sergio Neuenschwander, Rubens Gerschman, Thiago Rocha Pitta, Letícia Ramos, Paulo Bruscky, Rafael França e Berna Reale
Curadoria de Roberto Moreira S. Cruz

Em cartaz de 18 de fevereiro a 29 de abril de 2017

Instituto Figueiredo Ferraz
Rua Maestro Ignácio Stábile, 200 – Alto da Boa Vista
Funcionamento: ter – sáb, 14h às 18h
T: (16) 3623-2261/ 3623-2262



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA