Onze artistas discutem a tridimensionalidade na pintura em “A Terceira Mão”

(São Paulo, SP)

Famosa por seu trabalho com esculturas, colagens, pinturas e desenhos – a artista foi inclusive indicada ao Prêmio PIPA em 2010 –, Erika Verzutti assume a partir desta terça-feira, 07 de fevereiro, uma faceta menos conhecida do público: a de curadora. É ela a responsável pela curadoria de “A Terceira Mão”, coletiva da Fortes D’Aloia & Gabriel que conta ainda com obras de outros dois indicados ao PIPA, Pedro Caetano e Adriano Costa.

A mostra reúne um conjunto de pinturas que têm em comum a tridimensionalidade e o uso de objetos em sua superfície. Daí o título “A Terceira Mão”, referindo-se à “mão” final que adiciona elementos como dedos (Daniel Sinsel, “Untitled”, 2012), cigarros (Pedro Caetano, “Adriano”, 2015), cabelo sintético (Gokula Stoffel, “Véu”, 2016) ou dinheiro (Isa Genzken, “Geldbild X”, 2014) na tela. A técnica, que abraça a riqueza e os desafios da visualidade contemporânea, é muito presente inclusive no trabalho da curadora, cujas esculturas têm migrado cada vez mais para a parede.

Aos fãs da obra de Verzutti, não temam: ela também participa de “A Terceira Mão” como artista, apresentando “Paisagem com ovos” (2017), que mistura ovos de codorna e bronze. Ao lado desta, obras de outros dez artistas.

“A Terceira Mão”, coletiva com Daniel Albuquerque, Pedro Caetano, Adriano Costa, Isa Genzken, Francesco João Scavarda, Gabriel Lima, Matthew Lutz-Kinoy, Daniel Rios Rodriguez, Daniel Sinsel, Gokula Stoffel, Adriana Varejão e Erika Verzutti
Curadoria de Erika Verzutti
Em cartaz de 06 de fevereiro a 25 de março de 2017
Abertura: Segunda-feira, 06 de fevereiro, de 19h às 22h

Fortes D’Aloia & Gabriel
Rua Fradique Coutinho, 1500 – Vila Madalena
Funcionamento: seg—qui, 10 às 19h; sex, 10h às 18h (até 24 de fevereiro)
T: (11) 3032-7066



O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA