Fogo é protagonista de “Poema 193”, nova individual de Diego de Santos

(Brasília, DF)

Vencedor do PIPA Online Popular 2014, Diego de Santos inaugura sua mais nova individual amanhã, 15 de fevereiro, na Galeria Fayga Ostrower, no Complexo Cultural Funarte Brasília. A exposição, curada por Yana Tamayo, é oriunda do projeto “Poema 193”, ganhador do Atos Visuais Funarte Brasília na categoria de Prêmio de Arte Contemporânea em 2015. “Todos os elementos, suas simbologias e conexões já eram, de certa forma, recorrentes na minha produção”, conta de Santos.

De todos os elementos, é o fogo que ganha protagonismo em “Poema 193”. Seja quando ateado a uma coleção de conchas, como nos vídeos, ou posto em contato com o papel, no caso dos desenhos, o elemento é utilizado para representar poeticamente os incêndios criminosos em favelas e moradias precárias – daí o “193” do título, que se refere ao número de telefone dos bombeiros.

Além do fogo, de Santos ainda adicionou ainda outros elementos “incontroláveis” à produção das obras da individual, expondo, por exemplo, os desenhos à água da chuva ou a insetos. “Sujeitar os trabalhos a situações promovidas pelo entorno faz de “Poema 193” um irrecusável convite à realização conjunta: eu e os efeitos do espaço ao redor”, reflete o artista.

Confira abaixo algumas das obras em exposição em “Poema 193”:

“Poema 193”, individual de Diego de Santos
Curadoria de Yana Tamayo
Em cartaz de 16 de fevereiro a 02 de abril de 2017
Abertura: Quarta-feira, 15 de fevereiro, às 19h

Galeria Fayga Ostrower – Complexo Cultural Funarte Brasília
Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural (entre a torre de TV e o Centro de Convenções)
Funcionamento: ter – dom, 10h às 21h
T: 
(61) 3322-2076 / 3322-2029
www.funarte.gov.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA