Cinco artistas brasileiros participarão da 57a. Bienal de Veneza

(Veneza, Itália)

Com início marcado para daqui a três meses, a Bienal de Veneza divulgou anteontem a lista de artistas convidados a expor no pavilhão central de sua 57a edição. Intitulada “Viva Arte Viva” e curada por Christine Macel, a mostra contará com a presença de 120 artistas de 51 países, 103 deles participando pela primeira vez do evento. É o caso, por exemplo, dos brasileiros Paulo Bruscky, Ayrson Heráclito e Erika Verzutti, os dois últimos indicados a edições anteriores do Prêmio PIPA. Ernesto Neto completa o grupo de artistas brasileiros, participando pela segunda vez da exposição: ele já esteve em Veneza em 2001, edição na qual Vik Muniz também esteve.

Sobre a grande quantidade de artistas novatos – eles representam cerca de 85% dos participantes deste ano –, o presidente da Bienal Paolo Baratta disse: “Alguns são descobertas; muitos outros, ao menos no que tange à edição deste ano, são redescobertas. Essas escolhas corajosas não deixam de ser uma expressão verdadeira de nossa confiança no mundo da arte.” Tal ‘confiança’ parece impregnar, aliás, a 57a Bienal de Veneza por inteiro. Seu nome é mais uma prova disso: “‘Viva Arte Viva’ é uma exclamação, um grito apaixonado pela arte e pela condição do artista”, afirmou a curadora deste ano Christine Macel, acrescentando que trata-se de uma Bienal “construída com os artistas, pelos artistas e para os artistas”.

Além dos quatro integrantes da exposição principal já citados, uma outra artista brasileira ainda participa da 57a Bienal de Veneza. Finalista ao Prêmio PIPA em 2010, Cinthia Marcelle ocupará sozinha todo o pavilhão do Brasil, uma decisão curatorial estabelecida por Jochen Volz que não acontece pelo menos desde 2011, quando o português Artur Barrio conquistou o mesmo feito.

Conheça o trabalho de alguns dos participantes brasileiros da 57a Bienal de Veneza:

57a Bienal de Veneza
Em cartaz de 13 de maio até 26 de novembro de 2017
Preview: 10 a 12 de maio
Cerimônia de Prêmios + Abertura: Sábado, 13 de maio
Giardini e Arsenale



O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA