Fabio Morais investiga conexões entre escrita, imagem e política em “Escritexpográfica”

(São Paulo, SP)

Indicado em 2012 e 2013 ao Prêmio PIPA, o paulista Fabio Morais inaugura, nesta terça-feira, 24 de janeiro, sua sexta individual na Galeria Vermelho. Guiada pelo leitmotiv de Morais, a pesquisa sobre a escrita para além do universo da literatura e do texto, “Escritexpográfica” utiliza-se da apropriação, recomposição e recontextualização de imagens e textos para criar um olhar analítico sobre a conjuntura política atual.

A obra central da exposição, “Manifestação”, talvez seja a que melhor sintetize essa mescla entre a ideia da palavra que se torna imagem e discurso político. Sobre uma faixa de tecido, dessas utilizadas em manifestações, justapõem-se enunciados políticos retirados das mais diversas obras de arte brasileira. Entre os autores, há Leonilson, Hélio Oiticica, Artur Barrio e Paulo Nazareth, em uma seleção que obedeceu a dois critérios: temporalidade, ou seja, trabalhos produzidos a partir dos anos 1960, e assunto, tendo teor crítico ou um posicionamento político claro. Além dessa, outras oito obras abordam a situação do Brasil e do mundo, ontem e hoje, sempre costurando a relação entre imagem, escrita e  política.

Além da exposição em si, que ocupa as salas 1 e 2 da galeria, a instalação “Sebo Encanto Radical” ainda acompanha “Escritexpográfica”. A ideia é vender exemplares do selo Encanto Radical, uma coleção de biografias de personagens históricos progressistas (há, por exemplo, biografias de Gandhi, Einstein e Kafka) em formato pocket, cujos exemplares originalmente impressos nos anos 1980 foram garimpados em sebos ao longo dos anos. No mesmo dia da abertura, será exibido o filme “Pausa”, da mexicana Tania Candiani.

Veja, abaixo, reproduções de algumas das obras expostas em “Escritexpográfica”:

“Escritexpográfica”, individual de Fabio Morais
Em cartaz de 24 de janeiro a 25 de fevereiro de 2017
Abertura: Terça-feira, 24 de janeiro, às 20h

Galeria Vermelho
Rua Minas Gerais, 350
T: (11) 3138-1520
www.galeriavermelho.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA