Coletiva com 36 artistas discute a pintura em tempos de Internet

(Rio de Janeiro, RJ)

O impacto da Internet sobre o planeta era, nos anos 1990, época de seu surgimento, ainda imprevisível. A afirmação também se aplica ao campo da arte: ainda que de maneira inconsciente, a prática e as questões artísticas viraram de cabeça para baixo com o advento das redes virtuais de comunicação.

flyer-a-luz

Foi pensando nisso que Bruno Miguel – que, além de curar a exposição, também participa dela como expositor – decidiu propor “A luz que vela o corpo é a mesma que revela a tela”, que abre neste sábado, 14 de janeiro, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro. Reunindo trabalhos de 36 artistas cuja produção se iniciou no fim dos anos 1990 (dos quais quase metade já foi indicada ao Prêmio PIPA), a mostra busca discutir como a pintura, uma mídia por muitos considerada um artigo “do passado”, ainda é capaz de dialogar com o mundo contemporâneo.

“O fato de terem suas pesquisas desenvolvidas e afirmadas após o surgimento da internet não é um dado conceitual, e sim um recorte curatorial para investigar um momento específico da história da pintura brasileira, da arte e do mundo”, explica Bruno Miguel, que dividiu a exposição em nove eixos temáticos. Não espere, assim, que as cem obras falem diretamente sobre a internet. Pelo contrário: elas pretendem, sobretudo, mostrar como a pintura, como as outras artes, é pensamento contaminado pelo seu tempo.

Veja abaixo reproduções de algumas das pinturas expostas em “A luz que vela o corpo é a mesma que revela a tela”:

“A luz que vela o corpo é a mesma que revela a tela”, coletiva com Alan Fontes, Alexandre Mury, Alvaro Seixas, Ana Elisa Egreja, Ana Prata, Bruno Belo, Bruno Dunley, Bruno Miguel, Bruno Vilela, Caio Pacela, Camila Soato, Dalton Paula, Éder Oliveira, Fabio Magalhães, Gabriel Secchin, Gisele Camargo, Gustavo Speridão, Julia Debasse, Makh Hanamakh, Marcelo Amorim, Marcone Moreira, Mariana Leico, Mariana Palma, Marina Rheinghantz, Paloma Ariston, Paulo Almeida, Paulo Nimer Pjota, Pedro Varela, Rafael Alonso, Rafael Carneiro, Rodrigo Martins, Rodrigo Torres, Sidney Amaral, Thiago Martins de Melo, Victor Mattina e Vitor Mizael
Curadoria de Bruno Miguel
Em cartaz de 15 de janeiro a 12 de março de 2017
Abertura: Sábado, 14 de janeiro, às 17h

Caixa Cultural Rio de Janeiro
Av. Almirante Barroso, 25, Galeria 4 – Centro
T: (21) 3980-3815
Funcionamento: ter – dom, 10h às 21h
caixacultural.rj@caixa.gov.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA