Últimos dias | “Sempre um ponto de identidade, sempre distinção”

(São Paulo, SP)

Hoje e amanhã são os últimos dias para ver a coletiva “Sempre um ponto de identidade, sempre distinção”. Curada por Hércules Goulart Martins, a exposição em cartaz na Galeria Jaqueline Martins se baseia na ideia de mutualismo – que, em sua raiz latina, significava tanto reciprocidade (mutuus) quanto mudança (mutare) – para entrelaçar as propostas de 11 artistas nacionais e internacionais, entre eles os já indicados ao Prêmio PIPA Adriano Amaral, Ana Mazzei, Daniel de Paula, Débora Bolsoni, Ícaro Lira, Lais Myrrha e Ricardo Basbaum.

O caráter pluricultural é, de acordo com o curador, evidenciado pela multiplicidade de propostas estéticas e de conteúdo de cada um dos artistas: elas vão de instalações a diagramas, e abordam tópicos tão diversos quanto o concreto e o impalpável, o público e o doméstico, entre outros. Ao se entrecruzarem, elas ofereceriam “apreensões efetivamente mais prismáticas” e, dessa forma, potencializariam “novos significados, interpretações e irrestritas analogias”.

Para Goulart Martins, o movimento de interferência e entrelaçamento apresentado pela mostra não se encerra na relação das obras umas com as outras, estendendo-se à arquitetura do espaço e aos visitantes. Eu e outro interpolinizam-se, assim, de forma tal que nada é deixado de lado – e, “como consequência, novos elos, devires e identidades matizadas passam a ser encetadas”.

“Sempre um ponto de identidade, sempre distinção”, com Adriano AmaralAna Mazzei, Charbel-Joseph H. Boutros, Daniel de PaulaDébora Bolsoni, Goran Patercol, Ícaro Lira, Lais Myrrha, Michael E. Smith, Ricardo Basbaum e Rafael França
Curadoria de Hércules Goulart Martins
Em cartaz de 12 de novembro até 20 de dezembro

Galeria Jaqueline Martins
Rua Dr. Cesário Mota Junior, 223 – Vila Buarque
Horário: seg – sex, 10h às 19h; sáb, 12h às 17h
T: (11) 2628-1943
contato@galeriajaquelinemartins.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA