“A questão indígena na arte contemporânea” conversa com Jaider Esbell na 32ª Bienal de São Paulo

(São Paulo, SP)

A última semana de atividades da Programação Pública da 32ª Bienal de São Paulo acontece a partir de amanhã até o próximo domingo, 11 de dezembro. O artista Jaider Esbell, vencedor do primeiro lugar do PIPA Online 2016 participa amanhã, terça-feira, 6 de dezembro, da conversa “A questão indígena na arte contemporânea” com a artista visual e educadora Ana Letícia Penedo.

A conversa acontecerá na Ágora:OcaTaperaTerreiro, uma criação de Bené Fonteles que abarca instalações, esculturas e manifestos em profundo diálogo com questões ambientais, saberes populares e o desejo de fundir o “ser brasileiro” e o “ser universal”. Dentro do Pavilhão da Bienal, Fonteles propõe uma construção de teto de palha e paredes de taipa, materiais usados em habitações indígenas e caboclas. O título carrega o desejo de interligar vários tempos e conhecimentos, tendo o terreiro como referência a um espaço de celebrações e oferendas. A instalação abriga composições em que são usados materiais orgânicos, resquícios trazidos pelo mar, artefatos tradicionais e objetos coletados por Fonteles durante suas jornadas a diferentes regiões do país. Texturas, sons e cheiros compõem o ambiente, que abriga, em uma programação contínua, trocas entre o artista, músicos, xamãs, educadores e o público. O lugar e as práticas ali desenvolvidas são um convite para que todos atuem na transmutação da realidade e no reencantamento do mundo.

image11

Conversa: “A questão indígena na arte contemporânea”, com Jaider Esbell e Ana Letícia Penedo
16h às 18h
Bené Fonteles
Ágora: OcaTaperaTerreiro (Pavilhão da Bienal, piso térreo)

32ª Bienal de São Paulo 
Pavilhão da Bienal
Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Ibirapuera, São Paulo
ter, qua, sex, dom e feriados: 9h – 19h (entrada até 18h)
qui, sáb: 9h – 22h (entrada até 21h)
Fechado às segundas
Entrada gratuita
T: +55 11 5576.7600
contato@bienal.org.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA