“Novos Xamãs”: coletiva em Miami discute grandes questões do Brasil

(Miami, EUA)

A Rubell Family Collection apresenta, a partir do dia 30 de novembro, a exposição “New Shamans/Novos Xamãs: Brazilian Artists”, que inaugura paralelamente a Miami Art Basel. Resultado das viagens recorrentes da família Rubell ao Brasil em busca de novas aquisições, a exposição apresenta obras de cunho político, social e ambiental de 12 artistas emergentes. São eles: Lucas Arruda, Thiago Martins de Melo, Sonia Gomes, André Komatsu, Daniel Steegman Mangrané, Maria Nepomuceno, Solange Pessoa, Paulo Nimer Pjota, Marina Rheingantz, Eli Sudbrack, Erika Verzutti e o vencedor do Prêmio PIPA 2016 Paulo Nazareth.

“Procuramos artistas que estavam realmente envolvidos com as grades questões do Brasil”, contou Donald Rubell à artnet News sobre o que norteou suas escolhas em relação às novas aquisições exibidas na mostra. O patriarca da família, que criou a coleção privada junto da esposa Mera assim que se casaram, em 1964, acabou descobrindo que as tais grandes questões do país são as mesmas dos Estados Unidos: relações raciais e direitos das mulheres. “Tentamos evitar as abstrações geométricas tipicamente sul-americanas e obras de arte conceitual muito excêntricas”, completou.

“New Shamans/Novos Xamãs: Brazilian Artists” ocupa o primeiro andar do museu da família Rubell e conta também com uma sala inteiramente dedicada a obras de vídeo, intitulada “Vídeo arte na América Latina: Seleções do Brasil”. Os vídeos exibidos integram o projeto “Vídeo arte na America Latina”, uma das maiores iniciativas sobre o assunto nos Estados Unidos. O projeto foi concebido pelo Standard Time: LA/LA (que é, por sua vez, afiliado ao Getty Research Institute), responsável por levar as obras para uma exposição itinerante no LAXART no próximo ano.

No mesmo dia, outra mostra será inaugurada. “High Anxiety” conta com obras de 32 artistas e explora temas politicos e sociais através de um amplo espectro de práticas artísticas contemporâneas.

Abertura: Quarta-feira, 30 de novembro
Rubell Family Collection Museum
95 NW 29 ST
T: +1 (305) 573-6090
Funcionamento (durante a Miami Art Basel): 9h às 18h


O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA